29/06/2022

As tradicionais Rusgas acontecem já neste sábado, 2 de julho. Todas as freguesias estarão representadas neste desfile. No final, só uma será a vencedora. Campanhã procura revalidar o título que conquistou nas últimas quatro edições.  

 

Dois anos sem Rusgas representam um renovado sentimento de entusiamo, expectativa e emoção. No próximo sábado, 2 de julho, a partir das 17h30, cumpre-se novamente a tradição das Festas de São João, com a saída dos grupos folclóricos e associações recreativas das sete freguesias e uniões de freguesias da cidade.  

 

O percurso está já definido, com saída da Rua de Santa Catarina (junto ao mítico Café Majestic) e término na Praça do General Humberto Delgado. O trajeto passará ainda pela Rua de Fernandes Tomás, Rua da Trindade e pela Rua do Dr. António Luís Gomes.  


 

Na Praça do General Humberto Delgado as Rusgas farão a sua habitual exibição para o público e um júri composto por sete elementos, representantes das sete freguesias/uniões de freguesia que estão a concurso nesta iniciativa. 


 

A ordem do desfile será a seguinte: União de Freguesias do Centro Histórico; União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos; Junta de Freguesia de Campanhã (que será representada pela Associação Cultural e Desportiva do Bairro do Falcão); a União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (que contará com a participação do Orfeão da Foz do Douro); Junta de Freguesia de Ramalde; Junta de Freguesia de Paranhos (com a participação do Rancho Folclórico de Paranhos) e a Junta de Freguesia do Bonfim (representada pela Associação de Moradores da Lomba). 

 

Os grupos serão classificados tendo em conta a coreografia, cenografia, figurinos e musicalidade apresentados. 


 

O vencedor será agraciado com o título de melhor formação nas Rusgas de São João deste ano e levará para casa um troféu especialmente desenhado para a ocasião pela artista Madalena Martins.  


As peças em madeira deste galardão foram produzidas por reclusos carpinteiros da Estabelecimento Prisional do Porto.

 

Devido a este desfile, o trânsito estará interdito nas seguintes artérias

 

  • Rua de Passos Manuel – estreitamento da via mais à direita, das 15h30 às 18h00; 
  • Rua de Santa Catarina – corte total de via, das 15h30 às 19h00; 
  • Rua de Fernandes Tomás, Rua da Trindade e Rua do Dr. António Luís Gomes – corte total de via, das 17h00 às 20h00; 
  • Praça do General Humberto Delgado e Avenida dos Aliados – corte total de via, das 15h00 às 21h00; 
  • Rua dos Heróis dos Mártires de Angola – corte total de via para estacionamento das viaturas e autocarros dos participantes das rusgas, das 15h30 às 21h00; 
  • Proibição de estacionamento na Praça do General Humberto Delgado, com supressão da praça de táxis, das 15h00 às 21h00 
  • Proibição de estacionamento em toda a extensão da Rua do Dr. António Luís Gomes, das 15h00 às 21h00; 

 

Texto: José Reis 

Fotos: Miguel Nogueira e Filipa Brito 

Ver também
Notícias