A convite da Galeria Municipal do Porto (GMP), o sociólogo e escritor radicado em Lisboa vem ao Porto para uma conferência intitulada “Uma visão cósmica do capitalismo tardio”.
O evento, promovido no âmbito da exposição “Estado de espírito”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela, tem lugar no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett na quinta-feira, 29 de janeiro, às 19h00. A entrada é gratuita.

Professor e investigador na ECAL - École cantonale d'art de Lausanne, Vacheron defende que, tal como as primeiras viagens transatlânticas, a invenção da máquina a vapor e a conquista do Oeste, a exploração material e espacial foram historicamente enquadradas em narrativas que as apresentavam como uma expansão natural liderada por uma minoria em nome de toda a humanidade.
Nesta apresentação, Vacheron convida o público a “desver” uma seleção de imagens produzidas no contexto do programa espacial americano, explicando por que razão essa cosmovisão foi decisiva na consolidação de uma visão de mundo que perpetua a colonialidade no mundo pós-colonial.

A conferência irá contar ainda com a projeção de “The Magic Sun” (1966-1968), um filme experimental do compositor, fotógrafo e cineasta Phill Niblock, com banda sonora do líder e visionário Sun Ra e dos membros da sua Solar Arkestra, incorporando imagens raras de meados da década de 1960.
Mais informações sobre a conferência, exposições e atividades da Galeria Municipal do Porto estão disponíveis em www.galeriamunicipaldoporto.pt.