16/05/2022

Sob “o poder dos espaços museológicos para transformar o mundo”, que é a mensagem principal deste Dia Internacional dos Museus, o Museu da Cidade promove um conjunto de atividade que decorrerá entre as 10h00 e as 20h00 de quarta-feira, 18 de maio. E lança um novo programa que irá decorrer todas as semanas.

 

No Dia Internacional dos Museus, que se celebra nesta quarta-feira, 18 de maio, o Museu da Cidade promove uma iniciativa que irá decorrer durante 10 horas, juntando um conjunto de quatro visitas ao longo do dia, que serão espaço de reflexão e debate sobre o poder do museu.


Em parceria com o Departamento de Ciências e Técnicas do Património da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Museu da Cidade organiza um programa de visitas e conversas e convidam toda a comunidade a pensar o Museu como um espaço de poder.


O ciclo de visitas começa às 10h00, na Extensão do Romantismo, com uma visita com Rita Ladeiro, logo seguida de uma conversa.


Às 11h30, a visita faz-se à Casa Marta Ortigão Sampaio, numa vista e conversa moderadas por Ana Rita Mendes.


Na parte da tarde, a partir das 14h30, Ana Sofia Simões conduz uma visita à Casa Guerra Junqueiro, e Nuno Faria, diretor do Museu da Cidade, orienta um percurso pela Extensão do Douro


As visitas são limitadas a 15 participantes. Cada um delas tem a duração de 40 minutos e é seguida de uma conversa sobre o poder dos museus, a partir de um objeto ou coleção selecionados em cada estação do Museu da Cidade.


Todas as visitas são gratuitas mediante inscrição prévia através do e-mail mdc.educativo@cm-porto.pt.



No final do dia será lançado Diálogos Ímpares, um programa de conversas semanais que se realiza, todas as quartas-feiras, entre as 19h00 e as 20h00, na Extensão do Romantismo.


A partir da nova montagem que ocupa o espaço, uma personalidade é convidada a falar de um determinado tema.


A primeira sessão será feita sob o mote “Do Museu Allen ao Museu Municipal do Porto: Tensões, Contradições e Narrativas que Acompanharam a Sua Evolução” e terá Cristina Pimentel como convidada, numa conversa moderada por Nuno Faria.


A entrada é gratuita, mas limitada a 40 pessoas. A inscrição pode ser feita através do site do Museu da Cidade.


Texto: José Reis

Ver também
Notícias