20/09/2022

Num festival que apresenta mais de 60 atividades em três dias - de 23 a 25 de setembro, o difícil é mesmo escolher. Porque ficamos dividimos com a programação, pedimos à organização um roteiro de 10 eventos em que devemos dizer “presente”. Estas são assim as propostas de Lu Araújo, diretora do Festival



Channel One Sound System (Inglaterra)

23 setembro - 17h30 / Passeio das Virtudes


Channel One é um dos sistemas de som dub reggae mais conhecidos do mundo. Formado por Mikey Dread - Channel One - e MC Ras Kayleb, o Channel One Sound System vai transformar o Jardim das Virtudes numa grande festa, à semelhança do que faz no Carnaval de Notting Hill, em Londres, desde 1983.


 

Valentina Lisita (Ucrânia)

23 setembro - 19h00 / Igreja dos Carmelitas Descalços


Valentina Lisita é simplesmente maravilhosa e não tem nenhum pudor de se autointitular “a rainha do Rachmaninoff”, um dos maiores compositores da música clássica mundial. Com delicadeza, potência e controle absoluto da performance, ela costuma deixar o público deslumbrado nas suas apresentações.



ASA (Nigéria/ França)

23 setembro - 23h55 / Largo Amor de Perdição


ASA é uma cantora e compositora nigeriana, radicada em Paris. A sua inspiração musical vem da coleção de músicas do seu pai que incluía discos de Fela Kuti, Marvin Gaye, Bob Marley, Aretha Franklin, King Sunny Ade, Miriam Makeba, Diana Ross e Nina Simone. A música de ASA combina elementos de soul, pop, folk e reggae. No início deste ano, a artista lançou o álbum ‘V’, o quinto da carreira, com a participação especial dos rappers Wizkid e Amaarae.


 

Chiara Santoro & Fabio Centanni (Brasil / Itália)

24 setembro – 16h00 / Igreja de São José das Taipas


Chiara Santoro é uma das mais belas vozes do canto lírico brasileiro e será acompanhada pelo celebrado pianista italiano Fabio Centanni. O duo preparou um lindo e delicado repertório com peças de grandes compositores brasileiros como Heitor Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Lorenzo Fernandez e Claudio Santoro.

 


Mulheres que Fazem Barulho (Portugal)

Com Ana Deus & Marta Abreu, Lena D'água, Francisca Cortesão & Mariana Ricardo, Anabela Duarte & Vera Prokic, Sandra Baptista, Mitó Mendes & Carolina Brandão

24 setembro - 19h30 / Pátio do Museu de História Natural e da Ciência da UPorto


Importantes nomes femininos do rock português reúnem-se para um concerto inédito e exclusivo que marcará o encerramento da exposição “Mulheres que Fazem Barulho - Cenas do Rock Português I”, promovida pela Casa Comum da Reitoria da UPorto. No palco, em duos e trios, vamos encontrar Lena D´Água, Ana Deus (Três Tristes Tigres), Mitó Mendes (Señoritas), Sandra Baptista (Sitiados), Anabela Duarte (Mler Ife Dada).



Ray Lema (Congo)

24 setembro - 22h30 / Largo Amor de Perdição


Pianista, compositor, arranjador, Ray Lema é um dos maiores nomes da música africana. Nascido no Congo, dono de uma carreira artística longa e eclética, ele passeia com genialidade pela música clássica, o jazz e os ritmos populares. No MIMO Porto, prestará homenagem a Franco Luambo Makiadi - lendário mago da guitarra congolesa, e ao seu grupo Tout Puissant OK Jazz.

 


“Ponto Final, Ponto Seguido”, com Uyra Sodoma (Brasil)

24 e 25 setembro - 24/09 (16h00) e 25/09 (17h45) / Jardim da Cordoaria


"Ponto final, ponto seguido", apresentada pela artista indígena Emerson Uýra, pensa e ativa ressurgimentos de vida coberta pelas materialidades e imaginários coloniais - as terras, memórias, águas e florestas que dormem debaixo dos asfaltos. Há participação e interatividade entre e com o público.

 


Orquestra Voadora (Brasil)

24 e 25 setembro - 24/09, às 17h, no Palácio de Cristal e 25/09, às 15h, no Coreto do Jardim da Cordoaria


A Orquestra Voadora reúne, todo os anos, mais de 100.000 foliões que a seguem por uma das principais avenidas da cidade do Rio de Janeiro. Foi criada em 2008 e inovou no Carnaval de rua ao misturar ritmos como rock, funk, pop, jazz com os tradicionais frevos, sambas e maracatus. O público do MIMO poderá provar dessa maravilhosa fusão de samba, frevo, maracatu, Afrobeat, bandas sonoras de filmes do Tarantino e perceber o que faz desta Orquestra uma das mais amadas do Brasil.

 


Chuva de Poesia

Com poemas de José Saramago, Pier Paolo Pasolini, Jack Kerouac, Agostinho Neto, José Craveirinha, Eugénio de Andrade, Sophia de Mello Breyner Andresen e Paulo Mendes Campos

24 setembro - 16h00 / Livraria Lello


No evento “Chuva de Poesia”, a magia é fazer chover poemas impressos em papéis coloridos do céu. E a edição 2022 será para lá de especial, pois homenageará autores que comemoram centenário de nascimento e terá como espaço de realização a emblemática Livraria Lello, a livraria mais bonita do mundo.


 

Casa Comum Amazónia

De 23 a 25 de setembro (sexta, sábado e domingo) - diversos horários. Toda a informação em www.mimofestival.com


Casa Comum Amazónia” é uma colaboração entre os artistas digitais do Brasil e Reino Unido e 10 artistas multidisciplinares da Amazónia de diferentes povos. O MIMO Porto irá receber presencialmente as performers Uýra Sodoma e Rafael Bqueer, a artista visual Roberta Carvalho, o diretor do projeto Renato Rocha e integrantes do estúdio criativo londrino SDNA, corealizadores. 


Edição: José Reis

Ver também
Notícias