19/05/2022

Após as primeiras apresentações nesta temporada, o programa "Retratos" do Teatro Municipal do Porto regressa com a terceira e última edição. Após apresentar quatro artistas emergentes nos últimos meses, os palcos do TMP acolhem agora os artistas Joana Castro e a dupla Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão.  

 

Depois de Filipe Pereira e Susana Chiocca (em setembro) e de Teresa Coutinho e Sónia Baptista (em fevereiro), o álbum de “Retratos” do Teatro Municipal do Porto ganha mais duas adições nas próximas semanas: Joana Castro e a dupla Joana von Mayer Trindade & Hugo Calhim Cristóvão


Nesta edição do programa, a bailarina e coreógrafa Joana Castro apresenta “RITE OF DELAY”, onde revela uma metáfora do fim do mundo, através da nossa própria degradação. 



A artista faz uso da performance e do som para dar a conhecer um espetáculo sobre a decadência do corpo que se desmultiplica e as suas várias mortes.  


O espetáculo será apresentado no dia 27 de maio, às 21h30 e, no dia seguinte, às 19h30, no Rivoli. 


No dia 1 de junho, haverá uma sessão no TMP Online, com visualização disponível durante 24h – entre as 17h00 de dia 1 de junho e as 17h00 do dia seguinte



Nas mesmas datas, Joana von Mayer Trindade e Hugo Calhim Cristóvão apresentam “Portrait of a Dancer as Velvet”, onde tentam responder ao paradoxo “O que é um Bailarino/a que tem de dançar tudo o que não se dança a si mesmo enquanto se dança a si mesmo”. 


Os artistas lançam a reflexão sobre o retrato e da destruição como parte do mesmo. 


O espetáculo é apresentado a 27 de maio, às 19h00, e às 17h00 do dia 28, no Rivoli. Também no dia 1 de junho, estará disponível uma sessão online, das 17h00 até às 17h00 do dia seguinte, através do TMP Online.  


Texto: Catarina Andrade 

Edição: José Reis 

Fotos: DR 

Ver também
Notícias