11/10/2021

A terceira edição da SUP Douro Race está marcada para o próximo fim de semana e terá este ano duas vertentes: no sábado disputa-se a Douro Race Sprint, um percurso de 6 km pelo Douro, e no domingo a Downwind World Paddle Race, uma prova internacional de 17 km entre a foz do rio e a praia da Aguda.


Depois das duas competições no passado fim de semana, o espetáculo do stand up paddle, ou SUP, na sua sigla, está de regresso a 16 e 17 de outubro, desta vez estendendo-se aos municípios de Gondomar, Porto e Vila Nova de Gaia, com duas provas entre o Douro e a costa atlântica.


No sábado, a Douro Race Sprint vai unir as praias de Marecos e Zebreiros (Gondomar), num percurso de 3 km para cada lado, que poderá ser acompanhado de perto pelo público, em ambas as margens, comprovando a espetacularidade única desta modalidade. Alguns atletas de referência mundial serão também embaixadores desta corrida.


Durante a manhã, ainda na Praia de Marecos, serão proporcionadas experiências gratuitas de stand up paddle, como a SUP Ioga e o SUP Adaptado (pessoas de mobilidade reduzida), promovendo a inclusão e o acesso de toda a comunidade a este desporto de deslize.



No domingo, dia 17, realiza-se a Downwind World Paddle Race, uma etapa internacional para a qualificação do campeão mundial nesta disciplina, que atribuirá também os títulos nacionais nas categorias Open, Feminino e Sub-18.


Esta prova, de igual espetacularidade, terá início na Douro Marina, em Vila Nova de Gaia, e fará um pequeno percurso de rio até à foz do Douro, derivando depois para sul. A corrida, com um total de 17 km, terá meta na Praia da Aguda, percorrendo toda a sua costa em modo downwind. Os prémios globais da competição são de 1 500 euros.



A SUP Douro Race é organizada pela Portugal Ativo, produzida pela Rios & Trilhos e pela GPDesign, com o apoio institucional do Turismo do Porto e Norte, Câmara Municipal de Gaia, Águas de Gaia, Câmara Municipal do Porto, Câmara Municipal de Gondomar, Federação Portuguesa de Surf, IPDJ e Be Active, tendo como parceiros a Somersby, Vitalis, Paddling Center, BB Douro, Nelo, Surfing Porto, Feel Porto e Sailing.


Ver também
Notícias