09/09/2021

O programa saltimbanco que percorreu nove concelhos da região Norte desde o passado mês de julho está de volta ao ponto de partida, apresentando os últimos espetáculos nos jardins da Casa das Artes, entre 17 e 19 de setembro. A entrada é gratuita, mas sujeita a reserva.


Do Porto às Terras de Basto, de Arcos de Valdevez ao Marco de Canaveses, de Cinfães a Santo Tirso. E, uma vez mais, de volta ao Porto. Durante os últimos três meses, o programa De Volta à Praça fez-se à estrada e andou de concelho em concelho a apresentar espetáculos de circo, com teatro e dança à mistura.


A iniciativa, promovida pelo Coliseu Porto Ageas, em parceria com o Teatro Nacional São João, pretendeu recuperar a tradição itinerante do circo, montando arraiais nas praças e parques de várias cidades do norte do país, apresentando mais de 20 espetáculos de acesso livre. O itinerário incluiu ainda oficinas de circo e marionetas.


Este programa saltimbanco, que constituiu a primeira incursão fora de portas do icónico Circo do Coliseu, está agora de regresso ao ponto de partida, apresentando as últimas sessões desta longa digressão nos jardins da Casa das Artes, onde, aliás, teve lugar a abertura do programa, no passado dia 9 de julho.


Nesta reta final, o De Volta à Praça convida o público da cidade a assistir à recriação do espetáculo de Natal de 2020, embora com as necessárias adaptações ao espaço exterior. 


Seguindo o mesmo propósito de resgatar o imaginário do circo, será também apresentada a mais recente criação do Teatro da Palmilha Dentada, “Circlus”. Do programa faz ainda parte “Rasto”, espetáculo da companhia Erva Daninha que oscila entre a dança e a acrobacia, tendo como elemento cenográfico um trator agrícola. Pelo meio, há ainda uma oficina de marionetas que promete divertir pequenos e graúdos.



PROGRAMA

> Sexta-feira, 17:

  • 21h00: Circo Coliseu Porto Ageas – "Natal de 2020";


> Sábado, 18:

  • 15h00: oficina de marionetas;
  • 17h00: Teatro da Palminha Dentada –"Circlus";
  • 21h00: Teatro da Palminha Dentada –"Circlus";


> Domingo, 19:

  • 17h30: oficina de marionetas;
  • 16h00: Erva Daninha – "Rasto";
  • 21h30: Erva Daninha – "Rasto".


A entrada é livre, mas sujeita à lotação disponível. De modo a cumprir as regras sanitárias em vigor, os lugares terão de ser previamente reservados, através do correio eletrónico bilheteira@devoltaapraca.pt.


©Fotos: Cassilda Rodrigues

Ver também
Notícias