03/12/2021

Depois de uma edição virtual no ano passado, a mais antiga corrida de estrada do país está de regresso ao formato presencial no feriado de 8 de dezembro. Além da distância clássica de 10 km, a prova organizada pelo Sport Comércio e Salgueiros inclui ainda uma caminhada de 4 km, aberta a todas as idades.


A 64.ª edição da Volta a Paranhos foi apresentada esta quinta-feira, em conferência de imprensa realizada no auditório do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) , bem junto ao local onde, a partir das 10h45 da próxima quarta-feira, 8 de dezembro, será dada a partida da mais antiga corrida de estrada do país na distância de 10 km.


Com as inscrições a prolongarem-se até 5 de dezembro, a expetativa da organização é superar os dois mil participantes, “um número que é já bastante significativo neste regresso ao formato tradicional, mas para o qual estamos preparados”, como destacou Silvestre Pereira, diretor de Prova, na apresentação desta edição, apadrinhada pela ex-atleta olímpica, e campeã europeia e mundial da Maratona, Manuela Machado.



“É uma corrida com longa tradição no calendário das provas de estrada, mas que infelizmente nunca consegui vencer, apesar de já a ter terminado várias vezes no pódio”, revelou a antiga atleta do Sporting Clube de Braga, hoje com 58 anos, que prometeu estar presente à partida desta edição, “mas para fazer a caminhada”.


Na corrida principal, estão já confirmados os nomes de Marisa Barros, tripla vencedora da Volta a Paranhos, em 2011, 2016 e 2019, mas também de Rafaela Fonseca, atleta do Sport Comércio e Salgueiros, campeã de Portugal em título da maratona e recente vencedora da Family Race (10 km), integrada na EDP Maratona do Porto.


César Navio, administrador executivo da Ágora – Cultura e Desporto do Porto, em representação da Câmara do Porto, recordou que a Volta a Paranhos é uma das provas mais antigas e carismáticas do calendário desportivo da cidade “e, seguramente, a mais popular e acarinhada desta freguesia de Paranhos”. Com efeito, são já 64 edições de um evento que se estreou em 1957 e que anualmente perpetua esta tradição, com uma corrida que percorre a freguesia e envolve toda a sua comunidade. “É uma atividade muito importante para a nossa freguesia”, como também destacou Luís Torres, em representação da Junta de Paranhos. 



Por sua vez, Gil Almeida, presidente do Sport Comércio e Salgueiros, agradeceu o envolvimento e o trabalho em rede “das muitas instituições e parceiros que permitem manter viva esta prova”, lembrando, a este propósito, que a 64.ª edição da Volta a Paranhos constituirá o “primeiro grande evento” das comemorações do 110.º aniversário do Sport Comércio e Salgueiros, que se assinala precisamente no próximo dia 8 de dezembro. 


Anexos
Clique no ficheiro para fazer o download
Ver também
Notícias