O Museu e Bibliotecas do Porto assinalam os 500 anos de “Os Lusíadas” com o Curso Breve de janeiro. A atividade organiza-se em quatro sessões, com a coordenação de Dália Dias.
O Curso Breve de janeiro revelará o esplendor da língua portuguesa. Comemorando o quinto centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões (1524-1580), o 21.º Curso Breve debruçar-se-á sobre a famigerada epopeia do autor.
“’Os Lusíadas, amores ardentes e outros desconcertos’ é recomendado para leitores desassossegados, (n)uma busca de encantamento a partir da voz intemporal do Poeta”, revela Dália Dias, coordenadora deste Curso Breve.
Cruzando os deuses do Olimpo, o Adamastor e a Máquina do Mundo, Dália Dias revisitará “Os Lusíadas” em quatro sessões, numa viagem ao universo dos clássicos com um olhar contemporâneo.
O tempo do autor e o tempo das viagens da obra, as referências autobiográficas, o amor, o profano, a paisagem e o anticlímax, são algumas das dimensões em destaque no Curso Breve que decorre nos dias 8, 15, 22 e 29 de janeiro, sempre das 18h00 às 20h00, no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.
Dália Dias é doutorada em Literatura Portuguesa Contemporânea. Dos seus ensaios publicados, destaca-se “A Escrita Dissidente – autobiografia de Ruben A.”, Assírio & Alvim (2004). Conta com inúmeras intervenções nas áreas da divulgação da literatura, oficinas de escrita e criação de roteiros literários/patrimoniais.
As vagas são limitadas à lotação do auditório. As inscrições já se encontram abertas.