28/09/2021

O mês de outubro, no Cultura em Expansão, arranca na Bouça, com um projeto assinado pelo Drumming GP e Gustavo Costa, seguindo-se a exibição do filme “A Nossa Forma de Vida” de Pedro Filipe Marques na Pasteleira, a que se sucede uma conversa com Laborinho Lúcio. Para encerrar o primeiro fim-de-semana do mês, o Bairro Pinheiro Torres acolhe a apresentação de “Transmissão”, do músico Frankão aka O Gringo Sou EU, e a“Oficina (In)Comum” da associação Ponto Parágrafo.

 

Resultado do trabalho de colaboração do percussionista Gustavo Costa, da Sonoscopia, com dois músicos do coletivo Drumming GP — Miguel Bernat e João Dias —, “Gestos Invisíveis” chega à Associação de Moradores da Bouça no dia 1 de outubro, sexta-feira, às 19h30.


Combinando a visceralidade física da percussão com uma perspetiva eletrónica que lhe é complementar, os três músicos utilizam estas propriedades como elementos expressivos, reforçando a força sublime dos gestos do som, da forma como o sentem e como o percebem.


No dia seguinte, 2 de outubro, é a vez da Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres acolher mais uma sessão de cinema.


Vencedor do Prémio para Melhor Primeira Obra na Competição Nacional de Médias e Longas-Metragens do DocLisboa 2011, “A Nossa Forma de Vida”, de Pedro Filipe Marques, mostra o dia-a-dia do casal Armando e Maria Fernanda.



Lá no alto, no oitavo andar da torre azul onde vivem, e onde “ambos partilham as suas visões como parceiros do mesmo crime, transformam o quotidiano numa breve comédia da vida, onde têm papéis ativos como comentadores sobre aquilo que um país em decadência ainda tem para lhes dar.”


A partir da exibição do filme, que acontecerá às 17h00, seguir-se-á uma conversa com o jurista, magistrado, professor universitário e ex-ministro da Justiça, Álvaro Laborinho Lúcio, que terá como mote “habitar na Pasteleira”.

 

Música em Oficina (In)Comum

Para terminar o fim-de-semana, a música volta a estar em foco, com a apresentação do resultado do projeto de residência “Transmissão” que o músico e produtor Frankão aka O Gringo Sou EU desenvolveu com um grupo de jovens da Pasteleira.


Projeto focado no desenvolvimento de competências juvenis na área da música eletrónica, “Transmissão” desenvolveu-se em torno de um Laboratório Criativo de Música Digital e de um Atelier de Rimas e Letras, que conduziram ao espetáculo que agora será apresentado pelo músico.



Com início previsto para as 16h00 de domingo, 3 de outubro, no Bairro Pinheiro Torres, a atuação antecede a apresentação de “Oficina (In)Comum”, um projeto de intervenção no espaço levado a cabo pela associação Ponto Parágrafo, ao longo dos últimos meses, em estreita colaboração com jovens habitantes daquele bairro.


A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local, a partir de uma hora antes.


Mais informações sobre o programa, incluindo a programação completa até dezembro, podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt

Ver também
Notícias