30/08/2021

O primeiro fim de semana de setembro traz mais música e teatro a três locais da cidade. O acesso é gratuito.


A primeira paragem do Cultura em Expansão em setembro acontece na sexta-feira, dia 3, às 19h30, na Associação de Moradores da Bouça, com a atuação a solo do baixista e compositor italiano Massimo Pupillo.


Conhecido internacionalmente pelo seu trabalho com a banda Zu, assim como por uma série de colaborações com outros artistas de renome, Pupillo tem centrado o seu trabalho no jazz, improvisação, noise e avant-garde.


Ao Porto vem apresentar o projeto “My Own Private Afghanistan”, um espetáculo que assume a forma de cine-concerto, com a projeção de um vídeo construído com base no filme “Afghanistan’69”, a partir da qual o músico se desdobra para dar som às imagens captadas no final da década de sessenta ela sua compatriota Anna Bavicchi. 



Teatro na Pasteleira


Já no sábado, 4 de setembro, é a vez de conhecermos a última apresentação de “Cozinhas(s)”, um projeto de Catarina Barros/Teatro Experimental do Porto (TEP), que acompanha o Cultura em Expansão desde 2020.


Partindo de um único cenário – uma cozinha completamente funcional instalada na carrinha do TEP – Catarina Barros convidou diferentes artistas a ocupar, à vez, esse espaço para criarem pequenos espetáculos originais seguindo as regras dispostas num guião e respondendo a um conjunto de estímulos estrategicamente colocados no local.


Depois das suas apresentações individuais, João Miguel Mota, Pedro João, Gonçalo Amorim, Raquel S. e António Júlio voltam agora com as suas criações numa verdadeira “Maratona de Cozinhas(s)”, que terá lugar no Parque da Pasteleira, às 19h30.



De volta à Bouça para recordar os anos 90


Para terminar o fim de semana, está previsto no domingo, às 17h00, mais um momento musical, novamente na Associação de Moradores da Bouça. Mais de duas décadas depois do lançamento de “Tá-se bem”, o álbum que transformou os Kussondulola na banda de reggae mais popular de Portugal, o líder do grupo, Janelo Axiluanda, estreia-se no Cultura em Expansão, com Kussondulola Systema de Som, acompanhado por quatro convidados.


Num cenário de interação e partilha permanente com o público, ao lado de Janelo, Selecta Nagga Fire, Man Cris, Marcus Harris e Ras No vão comandar uma festa em torno da música dos Kussondulola, que pretende ser uma celebração dos 30 anos de carreira da banda, marcados pelo lançamento de vários álbuns e temas intemporais como “Dançam no Huambo” ou “Perigosa”.



A entrada é gratuita nos três casos, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia de cada espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.


O Cultura em Expansão continuará a oferecer a sua programação em todos os fins de semana até 18 de dezembro. O calendário pode ser consultado na sua página

Ver também
Notícias