Ao todo, o programa irá apoiar 18 novas criações com um valor total de 245 mil euros.
O lançamento desta convocatória marca o segundo ano do novo formato do Cultura em Expansão, um programa que visa a promoção de projetos independentes de investigação e expressão artística contemporânea, em diferentes geografias e contextos sociais.
Em 2026 será implementado um novo formato de apoio, contemplando um horizonte de dois anos, garantindo uma maior continuidade dos projetos desenvolvidos. Serão aceites candidaturas para três modalidades: para projetos de cocriação comunitária para o ano de 2026, prevendo-se o apoio a 5 projetos, até 15.000 euros para cada criação selecionada; apoio a projetos de cocriação comunitária para os anos 2026 e 2027, contemplando 3 projetos, até 30.000 euros cada; e ainda projetos de criação participada em 2026, prevendo o apoio a 10 projetos e até 8.000,00 € para cada projeto selecionado.
Os valores desta edição apresentam assim um reforço do apoio em 1000 euros para cada modalidade.

Os prazos para submissão de propostas decorrem até 27 de março para os projetos a concluir em 2026 (cocriação comunitária e criação participada), e até 30 de abril para os projetos bienais de cocriação comunitária.
O regulamento completo está disponível aqui.
Para o Vereador da Cultura, Jorge Sobrado, “com esta nova convocatória o Município do Porto reforça o seu compromisso com a promoção do envolvimento de agentes artísticos contemporâneos e os territórios e comunidades da cidade”.

As candidaturas serão avaliadas por um júri composto por Ricardo Seiça Salgado (investigador e performer), Raquel Ribeiro dos Santos (programadora), Isabel Craveiro (atriz e encenadora), Max Fernandes (artista e professor) e Lígia Ferro (socióloga).
Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa do Gabinete de Arte e Coesão da Direção das Convergências, responsável pela dinamização do futuro Matadouro — Centro Cultural do Porto.