24/05/2021

Arranca no próximo fim de semana a edição de 2021 do Cultura em Expansão. Os primeiros espetáculos são apresentados na Bouça (sexta, 28) e em Campanhã (sábado, 29). A programação, sempre com acesso gratuito, decorre até dezembro.


O primeiro fim de semana do programa municipal Cultura em Expansão arranca com mais uma etapa de “Cozinha(s)”, ciclo em que a cenógrafa Catarina Barros convida um artista a criar um espetáculo num cenário único: uma cozinha completamente funcional instalada na carrinha do Teatro Experimental do Porto (TEP). Os criadores devem seguir as regras dispostas num guião e responder a um conjunto de estímulos estrategicamente colocados no espaço. Desta vez, o desafio foi colocado a Gonçalo Amorim, ator, encenador e diretor do TEP, cuja apresentação está agendada para sexta-feira, 28 de maio, às 19h30, no Conjunto Habitacional do Bairro da Bouça.


Logo depois, às 20h00, a Associação de Moradores do Bairro da Bouça acolhe o “Atlas de Instrumentos Utópicos”, projeto desenvolvido pela Sonoscopia e constituído por “instrumentos musicais insólitos, aborrecidos, divertidos e de execução adaptada a todos os participantes”. Em palco vai estar o Grupo Operário do Ruído, formação musical colaborativa criada em 2020 para o Cultura em Expansão e que agora regressa com novos membros e colaborações. Esta sua primeira atuação do ano tem direção do músico Jorge Queijo



Campanhã acolhe dupla de atores


“Para atravessar contigo o deserto do mundo” é a proposta do Cultura em Expansão para sábado, 29 de maio. Este espetáculo criado e interpretado pelos atores Pedro Lamares e Lúcia Moniz parte da amizade e das cartas trocadas entre os autores Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena. “A amizade de Sophia e Jorge de Sena é bem conhecida, até pelas cartas publicadas. Juntos, em separado, atravessaram o deserto de um país em ditadura. Sena exilou-se, Sophia ficou. Desse afastamento físico resulta a literatura epistolar da sua correspondência”, pode ler-se na apresentação da peça. Em palco, os atores juntam-se num “intertexto entre dois poetas, feito de afetos e uma luta comum, entre o mundo que temos e o que queremos”. A proposta é apresentada na Associação Nun’Álvares de Campanhã, às 19h30, e tem a duração de 50 minutos.


Todos os espetáculos do Cultura em Expansão têm entrada gratuita, mas com lotação limitada. É por isso obrigatório o levantamento de bilhete (máximo de dois por pessoa) a partir das 17h30 no dia da apresentação, nos locais onde as diferentes iniciativas têm lugar, com exceção do espetáculo Cozinha(s), cujo levantamento deverá ser feito na Associação de Moradores da Bouça.


Toda a programação está disponível em https://www.culturaemexpansao.pt/.

Galeria
Item 1 de 2
Ver também
Notícias