28/06/2021

Uma escola de acesso gratuito, cinema musicado ao vivo, o lançamento de um livro, uma nova exposição e um concerto ao ar livre. O arranque do mês de julho no Cultura em Expansão faz-se com um conjunto diversificado de atividades.


De 1 a 10 de julho, a Biblioteca Pedro Ivo na Praça do Marquês de Pombal acolhe a iniciativa “ARK Porto – Escola dos Confins e de Nenhures”, inscrita no âmbito do projeto europeu Moving Borders, com cocuradoria local de Joclécio Azevedo e Inês Moreira e coprodução do Cultura em Expansão e do Teatro Municipal do Porto. De acesso gratuito, mediante inscrição através do email paralelo.tmp@agoraporto.pt, a iniciativa desdobra-se em várias atividades: uma exposição, conferências, oficinas e caminhadas, constituindo-se como plataforma de análise e reflexão sobre o contexto sociocultural da cidade do Porto.

 

Já a 2 de julho, sexta-feira às 19 horas, é a vez de descobrir mais “Cozinha(s)”, que, desta vez, se encontrará no Largo São Pedro de Miragaia. O projeto, com direção artística de Catarina Barros / Teatro Experimental do Porto (TEP), levará a palco a criação do ator António Júlio sob o mote "O regresso a casa pode ser o fim de uma festa. Ou o início de uma nova aventura". 


 

No mesmo dia, às 19,30 horas, o Auditório do Grupo Musical de Miragaia receberá a estreia do cine-concerto “O Último dos Homens”, de Friedrich Wilhelm Murnau (1924). Marco fundamental na história do cinema, o filme será musicado ao vivo por Bruno Monteiro, o músico por detrás da one-man band Mr. Gallini e baterista e vocalista de Stone Dead, e Kevin Pires, guitarrista e teclista dos Astrodome, que se fazem acompanhar pelo fotógrafo e videógrafo Ricardo Soares.


 

 

Programação para sábado

Para terminar este fim de semana, no sábado, 3 de julho, o Mira Forum apresenta, no seu espaço em Campanhã, “Mapa Emocional de Miraflor 3.0”. a partir das 17 horas. O projeto, com direção artística de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, foi criado em 2018, no âmbito do Cultura em Expansão, e visava, inicialmente, desenvolver um trabalho de proximidade com os moradores da rua de Miraflor, em Campanhã. Através da recolha de memórias e do registo de novas formas de viver a rua, a iniciativa resultou numa plataforma virtual interativa onde se guardam e disponibilizam as histórias da rua.


 

Também no sábado, o produtor, compositor e intérprete Rafael Toral atua no Parque da Pasteleira, às 19,30 horas. Em quadrifonia e espaço aberto, o concerto marca a celebração do 30º aniversário de algumas das peças que integram o seu primeiro disco, “Sound Mind Sound Body”, estando ainda prevista a estreia de versões de outras peças emblemáticas do seu vasto percurso musical.


O acesso aos eventos do Cultura em Expansão é gratuito, mas requerem o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no local e dia, a partir de duas horas antes do início dos espetáculos.

 

Todas as informações sobre a programação do Cultura em Expansão podem ser consultados no seu website.

Ver também
Notícias