19/05/2021

Apresentado esta quarta-feira, em Campanhã, o programa municipal Cultura em Expansão está de regresso para a sua oitava edição com um conjunto reforçado de atividades, entre maio e dezembro deste ano. São 68 eventos gratuitos, de áreas artísticas como o cinema, a dança, a música, o teatro e a performance.


Depois de um ano atípico, o Cultura em Expansão mantém-se firme na sua missão de levar a cultura a todo o lado e dá mais um passo em frente, reforçando o número de projetos de criação e residências artísticas desenvolvidos com as comunidades de Miragaia, Pasteleira, Bouça e Campanhã, que nos últimos anos se tornaram os centros das atividades deste programa municipal. 


Durante a sessão de apresentação do programa, decorrida esta quarta-feira, na Associação Nun’Álvares de Campanhã, o presidente da Câmara do Porto salientou que “num ano difícil pelo qual passamos, o Cultura em Expansão foi uma das vítimas”, com vários espetáculos cancelados.


A programação deste ano conta com o reaproveitamento de algumas dessas propostas, uma premissa que se mantém presente desde a primeira edição. “A ideia é estar nestes territórios e à medida que o vamos descobrindo vai sendo revelado este rendilhado, um território com realidades diferentes”, assumiu. Para o autarca, a vontade é “continuar a desbravar a cidade, nesta cidade que é, também ela, brava”.



Residências artísticas com grupos locais


Focando-se novamente na multiplicidade artística, o Cultura em Expansão vai promover uma série de residências artísticas, entre as quais se destacam: “Para Vós”, de Cláudia Andrade e “Wave Dance Lab + 55 Anos”, de Rafael Alvarez, dirigidos respetivamente às comunidades seniores de Campanhã e da Pasteleira; “Silvar”, um projeto do baterista Ricardo Martins com a Banda Marcial da Foz do Douro; “Brado – Encontro de Vozes em Canto Cigano”, de Margarida Mestre em cocriação com a Orquestra Ciga-nos e as comunidades de Contumil e Lagarteiro; “A-JUN-TA-MENTO”, da Ondamarela com grupos dos quatro territórios-foco do Cultura em Expansão, e ainda “Travessia”, um projeto da CRL - Central Elétrica com a comunidade brasileira residente no Porto. 


O Cultura em Expansão é um “dos projetos mais articulados e belos do nosso país”, defendeu, por sua vez, Guilherme Blanc, que foi, pela última vez, o programador e curador deste programa municipal. “É um espelho cristalino das ideias do presidente Rui Moreira para a Cultura, um projeto bondoso e altamente comprometido com os artistas e as comunidades locais”. Ainda de acordo com o novo diretor do Batalha Centro de Cinema, esta iniciativa é um “grande investimento, simbólico e ético” e um “projeto de futuro, que abre novas portas para a relação com a Cultura”. 



Música, dança e oficinas


Em destaque na programação deste ano estão, também, algumas oficinas de participação gratuita. José Quevedo vai introduzir os participantes ao teatro lambe-lambe, também conhecido por "teatro de miniaturas", enquanto José Gil (S.A. Marionetas) irá partilhar a tradicional arte do Teatro Dom Roberto.


Pelos palcos passarão também variados nomes do panorama da música nacional, como B Fachada, Pop Dell’Arte, Maria João/Ogre ElectricDJ Marfox, Angélica Salvi e Alexandre Soares (Três Tristes Tigres), estes dois últimos em projetos de residência artística com Ka Baird e Chris Cutler, respetivamente.


Já nas áreas da dança e performance, a dupla Diogo Martins & Elisabete Sousa apresentam “Monitória”, Carlota Lagido traz o projeto “Mina” e Sara Anjo “Ilhas — uma constalação”.


Construída em parceria com o Teatro do Frio, Confederação, Sonoscopia e Visões Úteis, a programação do Cultura em Expansão neste ano voltará a centrar-se em quatro polos principais: a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira – Previdência/Torres, o Grupo Musical de Miragaia, a Associação de Moradores de Bouça e a Associação Nun’Álvares de Campanhã. Será ainda apresentada uma série de iniciativas em diferentes pontos da cidade, assim como espetáculos de verão em espaços ao ar livre, nos territórios que circundam estes auditórios.


A programação completa do Cultura em Expansão 2021 estará disponível em breve no seu website: https://www.culturaemexpansao.pt/.

Galeria
Item 1 de 6
Ver também
Notícias