02/12/2025

O Coro Sénior da Fundação Manuel António da Mota convida a cantora Lena D’Água para um concerto que percorre diferentes momentos do seu repertório, construído ao longo de cinco décadas de carreira.

 

Esta apresentação terá lugar a 7 de dezembro, às 17h00, no Centro Comercial Brasília. A escolha do local reflete a vontade de transformar este espaço quotidiano num palco, promovendo a celebração da música num ambiente de proximidade com o público.

 

Ainda antes deste momento, terão lugar diversas apresentações públicas que representam o culminar de projetos da segunda temporada do programa municipal de apoio a práticas artísticas comunitárias.

 

No dia 5 de dezembro, às 18h00, inaugura a exposição “Lugar de Memória”, construída a partir das memórias e vivências de antigos moradores do Bairro do Aleixo. Ao longo do ano, o INSTITUTO e o arquiteto Paulo Moreira coordenaram diversas oficinas colaborativas acolhidas pela Associação de Promoção Social da População do Bairro do Aleixo, resultando numa exposição coletiva que reúne elementos visuais e escultóricos que homenageiam a história e a memória coletiva do bairro.

 

No dia seguinte, às 17h30, o Salão Nobre da Junta de Freguesia do Bonfim recebe a apresentação pública de “Porto da gente, Porto presente” — um espetáculo que reinterpreta a tradição musical do Porto e das suas regiões vizinhas.

 

Com direção artística, criação e interpretação de Teresa Melo Campos e Eurico Costa, propõe-se uma viagem sonora onde temas tradicionais ganham novas roupagens — contando com a presença do Coro de Música Popular, o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto e Grupo de Folclore da Escola Secundária Infante D. Henrique e de músicos/as convidados/as, promovendo um diálogo intergeracional. 

 

Ainda antes do concerto de Lena d’Água, às 15h00 de domingo, será inaugurada a instalação “Museu do Bairro”, em Azevedo, Campanhã.

 

Esta é uma instalação interativa que materializa histórias, memórias, desejos e identidades da comunidade de Azevedo, tendo este mapeamento sido criado e produzido pelo Coletivo Febre em estreito diálogo com os moradores. A inauguração inicia com um percurso que tem como ponto de encontro a paragem de autocarro AZV2, em Azevedo.

 

Todos os eventos são de participação gratuita, estando sujeitos às lotações das salas. No espetáculo “Porto da gente, Porto presente”, será necessário fazer levantamento de bilhete no local, uma hora antes do início da atuação.

 

Foto: Rita Carmo

Ver também
Notícias