15/11/2021

O próximo fim de semana conta com a apresentação das peças “O Triângulo Cor-de-Rosa”, de André Murraças, e “Escuridão Bonita”, da associação cultural UMCOLETIVO, e o último concerto do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”. A entrada em todos os eventos é gratuita.


O fim de semana começa no auditório do Grupo Musical de Miragaia, no dia 19 de novembro, às 19h30, com a apresentação da peça “O Triângulo Cor-de-Rosa”, o espetáculo mais recente de André Murraças.


Tendo como ponto de partida a cidade de Berlim, nos anos 20, símbolo de modernidade e liberdade, a peça aborda as histórias dos homossexuais perseguidos pelos nazis nas décadas de 30 e 40, enviados, em grande parte, para campos de concentração, marcados e identificados por um triângulo cor-de-rosa no peito.


 

No sábado, 20 de novembro, é a vez do teatro dirigido aos mais novos e do regresso à Associação Nun’Álvares de Campanhã.


Com início às 11h, “Escuridão Bonita” é um espetáculo da associação cultural UMCOLETIVO, a partir da obra de Ondjaki, e da vontade de contar uma história como as histórias são para ser contadas: “com afetos”.


Com dramaturgia de Cátia Terrinca, a peça é uma história repleta de “cheiros, sabores e abraços indolores. Acontece como uma música longa e em segredo, que interrompe o coração, e, por isso, se chama Escuridão Bonita.”


Com data dupla, o espetáculo repete no domingo, 21 de novembro, no mesmo local e hora. 


 

Também no sábado, às 17h, a Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira - Previdência/Torres acolhe a última apresentação do projeto “Obras Portuenses da Década de 20”, uma iniciativa da Sonoscopia que resultou na composição de quatro peças musicais que pretendem refletir a vida nos quatro territórios centrais do programa.


Em palco estarão de novo João Dias na percussão, Carina Albuquerque no violoncelo, Clara Saleiro na flauta e Frederic Cardoso no clarinete, a quem caberá a interpretação das obras compostas por Ângela da Ponte (Bouça), Igor C. Silva (Miragaia), José Alberto Gomes (Pasteleira) e Sara Carvalho (Campanhã). 


A entrada em todos os espetáculos do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no local, a partir de meia hora antes do seu início. 


Mais informações sobre o programa municipal Cultura em Expansão podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt.

Ver também
Notícias