03/02/2022

A nona edição do Cultura em Expansão está quase a arrancar. A apresentação da programação acontece já no próximo dia 16 de fevereiro, às 19h30, na Associação de Moradores do Bairro Social das Pasteleira - Previdência/Torres, e conta com a atuação de Rui Reininho, que apresenta o disco “20.000 Éguas Submarinas”.

 

Em 2022, o programa manterá a sua lógica de construção e fomento de novos polos culturais na cidade.


Concentrando, mais uma vez, a sua programação em quatro espaços de territórios distintos, o programa volta a contar com um acompanhamento continuado de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades.


São eles o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça.


Para além das iniciativas previstas para estes quatro polos, ao longo do ano, serão ainda realizados espetáculos em outros pontos da cidade, integrando a chamada Programação Satélite


Concerto com Rui Reininho


À revelação do programa seguir-se-á a atuação de Rui Reininho.


Figura incontornável da música portuguesa, em 2021 assumiu um caminho mais experimental, com o lançamento de “20.000 Éguas Submarinas”.


Produzido por Paulo Borges, juntos congeminaram uma viagem que durante dois anos os levou “pelos confins dos mares já dantes navegados, a passo, trote, galope, mariposa e voo, como escape de corais profundos, mas não tão fundos quanto o exercício de libertação já revelado”.


É essa viagem que levam agora a palco, juntamente com Alexandre Soares, numa atuação que, à semelhança de todos os espetáculos Cultura em Expansão, tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início. 


O Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e diferentes espaços por toda a cidade.


Com o objetivo de permitir a fruição e o acesso direto e gratuito a uma programação multidisciplinar, apresenta um vasto número de projetos nas áreas da música, teatro, cinema, dança, literatura e performance. 


José Reis / Ágora

Ver também
Notícias