30/09/2021

Cultura em Expansão apresenta, no próximo fim de semana, a performance “Monitória” de Diogo Martins e Elisabete Sousa, e um cine-concerto inédito em torno da obra da realizadora alemã Lotte Reiniger.


Criada pela dupla de artistas multidisciplinares Diogo Martins e Elisabete Sousa, “Monitória” emerge de uma inquietação relativa à interiorização do controlo e vigilância sobre os corpos, ações e intenções físicas e digitais, procurando desvendar as engrenagens que os definem e expor técnicas e estratégias de disfarce.


Desta forma, tentam dar forma e dimensão ao conteúdo antropológico, social e comportamental sobre o conceito atual de privacidade através da sua abolição total momentânea para a realização de colagens escultóricas e audiovisuais e momentos performativos.



O espetáculo realiza-se na sexta-feira, 8 de outubro, às 19h30, no Mira Artes Performativas, em Campanhã.


Já o cine-concerto em torno do universo criativo de Lotte Reiniger surge de um desafio do Cultura em Expansão a Maria Helena Restivo, que se juntou aos músicos Eduardo Serra, Jorge Castro e José Miguel Costa para compor e interpretar uma nova partitura para algumas obras da realizadora alemã.


Cinderella” (1922), “The Death-Feigning Chinaman” (1928), “The Magic Horse” (1954),”Thumbelina” (1954) e “The Frog Prince“(1961) foram os filmes escolhidos para esta viagem entre o conto de fadas e o teatro de sombras, dirigida a todas as idades, que será apresentada no domingo, 10 de outubro, às 11h00, no Auditório do Grupo Musical de Miragaia


A entrada em todas as atividades do Cultura em Expansão é gratuita, mediante o levantamento de bilhete (até dois por pessoa) no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início. 


Mais informações sobre o programa, incluindo a programação completa até dezembro, podem ser consultadas em www.culturaemexpansao.pt

Ver também
Notícias