20/02/2023

No dia 4 de março, o Cultura em Expansão revelará a programação da décima edição, num evento que terá lugar na Associação de Moradores da Bouça, às 19h00. Contará com a atuação de Bonga e um DJ set de Helena Guedes.


Nesta edição que completa a primeira década, o Cultura em Expansão voltará a concentrar grande parte da sua programação em quatro territórios do Porto, contando com o acompanhamento de coletivos artísticos com o duplo papel de programadores e dinamizadores do trabalho com as comunidades locais: o Visões Úteis na Associação Nun'Álvares de Campanhã, a Confederação no Grupo Musical de Miragaia, o Teatro do Frio na Associação de Moradores do Bairro Social da Pasteleira e a Sonoscopia na Associação de Moradores da Bouça.


Às propostas destas estruturas parceiras juntar-se-ão ainda uma série de espetáculos que decorrem também noutros pontos da cidade e dão continuidade a um trabalho de articulação com diferentes associações, estruturas e artistas, integrando a chamada Programação Satélite.


No evento de arranque, à revelação dos espetáculos e projetos previstos para esta edição, soma-se ainda a atuação do músico angolano Bonga.


Da gravação de “Angola 72”, o seu incontornável disco de estreia, aos dias de hoje, o músico pisou alguns dos principais palcos do mundo, arrecadou distinções institucionais e diplomáticas internacionais, mas, acima de tudo, ganhou o respeito e o afeto de um público vasto que continua a segui-lo, a ouvi-lo e a dançar ao som dos seus temas.


Neste concerto, a referência do semba música de onde partiu como compositor e vocalista para edificar um património cultural e político fundamental na história de Angola e da diáspora africana lusófona far-se-á acompanhar de uma banda com guitarrista, baixista, acordeonista e baterista, onde com carisma posicionará a voz e o toque da dikanza.





Após a atuação, será a vez da portuense Helena Guedes assumir a cabine de DJ, numa homenagem sentida à sua paixão e curiosidade inesgotável pela música negra e as suas raízes, da soul, funk, disco, jazz ao hip hop e afrobeat.


À semelhança de todos os espetáculos do Cultura em Expansão, este evento tem entrada gratuita, mediante levantamento de bilhete (até dois por pessoa), no dia e local do espetáculo, a partir de uma hora antes do seu início.

Ver também
Notícias