Com a abertura da convocatória, o Cultura em Expansão promove o envolvimento de diversos agentes e projetos de práticas artísticas comunitárias, de criadores, estruturas e comunidades da cidade do Porto, com potencial de contribuir para a coesão e transformação social.
Mantendo o seu objetivo de criar oportunidades culturais para diferentes comunidades, abre candidaturas para 20 projetos a desenvolver na cidade — seis de cocriação comunitária (até 14.000 euros por projeto) e 14 de criação participados (até 7.000 euros por projeto).
Na primeira edição da open call do Cultura em Expansão, as coproduções contemplam projetos de artes visuais, curadoria, artes performativas, música, literatura, edição, vídeo e espaço público.
O júri será composto por Gonçalo Canto Moniz (investigador e professor), Gabriela Vaz Pinheiro (artista, professora e investigadora), Sofia Vitorino (investigadora), Sofia Maia (Presidente da União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos) e Rui Silvestre (Diretor da Direção de Convergências da Ágora – Cultura e Desporto, E.M.).
As candidaturas decorrem até 28 de fevereiro (até às 18h00).
Todas as informações referentes ao programa Cultura em Expansão, incluindo processos de candidatura, poderão ser consultadas no site.
Criado em 2014 pela Câmara Municipal do Porto, o Cultura em Expansão é um programa anual de promoção cultural e artística, que se materializa em diferentes iniciativas em associações de moradores, coletividades e vários espaços por toda a cidade.
Tem como missão democratizar o acesso a experiências, bens culturais e práticas artísticas em territórios descentralizados, fomentando a participação das comunidades e potenciando a criação de um ambiente social mais justo, inclusivo e harmonioso.
Texto: Patrícia Barbosa