17/08/2022

Depois de dois anos de ausência, devido à pandemia, o Cortejo do Traje de Papel volta às ruas da Foz do Douro no próximo domingo, 21 de agosto. A iniciativa faz parte das Festas de São Bartolomeu, organizadas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde. 

 

Afinal, a tradição ainda é o que era – e não falamos apenas do “banho santo” que, manda a lenda, se cumpra a 24 de agosto, dia dedicado a São Bartolomeu. 


No próximo domingo, a partir das 10h30, as ruas da Foz do Douro acolhem uma das tradições regulares das Festas de São Bartolomeu na cidade: o Cortejo do Traje de Papel



Organizado pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, o cortejo junta, mais uma vez, centenas de figurantes de várias coletividades locais que darão assim cor e animação a esta iniciativa. 


Neste ano, a atividade terá como tema geral “A Língua Portuguesa”, e permite assim que cada grupo possa trabalhar algumas temáticas específicas como a “Saudade”, “Provérbios”, “Lusofonia” e o “Centenário de Saramago”. 



Cortejo sairá do Jardim das Sobreiras (Cantareira), pelas 10h30, e percorrerá o Passeio AlegreRua do Coronel Raúl PeresRua da Senhora da Luz e Rua de São Bartolomeu, terminando com o habitual “banho santo” na Praia do Ourigo. Diz a lenda, de resto, que este ritual afasta maleitas durante todo o ano e serve para agradecer os favores pedidos a São Bartolomeu. 



Ao longo do trajeto o público poderá acompanhar vários momentos musicais interpretados pelos grupos participantes.  


Cortejo do Traje de Papel é o ponto alto das várias atividades desenvolvidas pela União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, no âmbito da iniciativa “Verão é na União”, e conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto


Texto: José Reis

Fotos: Miguel Nogueira

Ver também
Notícias