O evento que junta desporto e solidariedade pintou as ruas de rosa na manhã de 25 de maio.
Às 09h30 deste domingo, a vereadora municipal Catarina Araújo deu a partida na Alameda da Antas para mais uma Corrida da Mulher, percurso de cinco quilómetros feito, a correr ou a caminhar, por 24 255 participantes. O novo recorde de presenças garantiu também o maior valor alguma vez arrecadado para o IPO do Porto.
Como é tradição, um euro do valor de cada inscrição reverteu para a instituição. E, com os quase 25 mil euros angariados, a verba reunida pela iniciativa ao longo dos anos para apoiar a luta contra o cancro supera já os 300 mil euros.
Apesar de o carácter competitivo não ser o mais importante neste caso, a corrida juntou algumas atletas de elite do atletismo nacional. Mariana Machado, do Sporting Clube de Braga, foi a mais rápida, concluindo o percurso em 16 minutos e 27 segundos. Ana Marinho, do Clube Desportivo de São Salvador do Campo (16:45) e Rafaela Fonseca, do Recreio Desportivo de Águeda (16:54), completaram o pódio.
Após a entrega das medalhas, Catarina Araújo, na companhia de Jorge Teixeira, diretor da Runporto (organizadora da corrida), Pedro Duarte, Ministro dos Assuntos Parlamentares, e Joana Cunha, representante do principal patrocinador, participou na entrega do cheque simbólico a Júlio Oliveira, presidente do IPO-Porto. A vereadora da Câmara do Porto agradeceu depois às participantes “por pintarem o Porto de rosa” e por “mostrarem a força, a alegria e a solidariedade da nossa querida cidade”.
Mais de uma hora depois da chegada das primeiras corredoras, muitas participantes ainda cortavam a meta, num ambiente de grande festa cheio de sorrisos, selfies e braços levantados de celebração. Aos poucos iam-se juntando em frente a um palco onde animadores e um saxofonista dirigiam um momento de dança coletivo, antes de uma pequena atuação final do cantor Nuno Ribeiro.
Texto: Francisco Ferreira
Fotos: Andreia Merca