No sábado, 8 de novembro, a Direção de Arte Contemporânea da Ágora assinala o encerramento de mais uma edição dos Colectivos Pláka – programa de estudos dedicado à sociedade e cultura contemporânea – com uma conversa pública entre a artista June Crespo e o curador, ensaísta e professor universitário Delfim Sardo.
De entrada gratuita, o encontro realiza-se às 16h30, no CCOP – Círculo dos Católicos Operários do Porto, e parte das reflexões desenvolvidas durante o curso “O mesmo erro amanhã”, que decorre entre 6 e 8 de novembro.
Organizado pelos intervenientes na conversa, o curso dirige-se a artistas, profissionais e estudantes das áreas das artes, arquitetura, pensamento crítico e escrita, propondo uma reflexão sobre os processos de criação artística e sobre o papel do erro, da hesitação e da tentativa inacabada na construção de sentido e experiência.
Delfim Sardo é doutorado em Arte Contemporânea e leciona na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Foi administrador da Fundação Centro Cultural de Belém, programador de Artes Visuais da Culturgest e diretor do Centro de Exposições do CCB.
June Crespo licenciou-se em Belas-Artes pela Universidade do País Basco (Bilbau) em 2005 e completou, em 2017, uma residência de dois anos no De Ateliers, em Amesterdão. Entre as suas exposições individuais mais recentes destacam-se “Danzante” (2025, Secession, Viena), “Rose Traction” (2025, Le Crédac, Paris), “Solar” (2025, Ehrhardt Flórez Gallery, Madrid), “Their weft, the grass” (2024, 1646.nl, Haia) e “Vascular” (2024, Museu Guggenheim Bilbao).
Mais informações sobre o programa Colectivos Pláka estão disponíveis em https://plaka.porto.pt/pt/.
Foto: Dinis Santos