Os Colectivos Pláka regressam este ano com dois cursos de discussão e pensamento sobre sociedade e a cultura contemporânea.
O primeiro curso, intitulado “Desejos compulsivos: a extração de lítio, o crescimento ilimitado e a auto-otimização”, decorrerá entre 7 e 11 de maio. Concebido e organizado pela arquiteta e curadora Marina Otero Verzier, reúne um conjunto de participantes nacionais e internacionais para discutir e rever noções como energia, progresso e vida plena.
As inscrições abrem durante a próxima semana, altura em que o programa completo será anunciado no website da plataforma Pláka.
“The Climate, The Worry, The Dance”, concebido e organizado pelo coreógrafo Mårten Spångberg, será o segundo curso dos Colectivos Pláka e decorrerá este outono, em datas a anunciar em breve.
Inscrito no âmbito da plataforma municipal de apoio à arte contemporânea Pláka, o programa Colectivos Pláka tem como objetivo central exponenciar as oportunidades de pensamento, aprendizagem e partilha de conhecimento entre a comunidade artística e científica.
A acompanhar cada curso há também uma publicação que reúne contributos inéditos dos vários participantes e que está disponível para venda na Galeria Municipal do Porto.
“The Time(s) of Contemporaneity” disponível na Galeria Municipal
A mais recente publicação disponibilizada pela Galeria Municipal do Porto resulta, de resto, dos cursos “The Time(s) of Contemporaneity” e “The Time(s) of Contemporaneity 2: Descolonizando a Cultura”, coordenados por Nuno Crespo, curador, crítico de arte e investigador, e por Claire Bishop, historiadora e crítica de arte.
Agora materializado em papel, o livro reúne as contribuições de Guilherme Blanc, comissário do programa e do projeto editorial, assim como de várias figuras como Flávio Almada, Kader Attia, Tania Bruguera, Filipa César, Joana Gorjão Henriques, Isabel Lewis, Marinho de Pina e Françoise Vergès.
A publicação já está disponível para compra no balcão da Galeria Municipal do Porto, ou por correio, através do email galeriamunicipal@agoraporto.pt.
Também é possível adquirir o conjunto das quatro edições dos Colectivos Pláka, publicadas até à data, a um valor reduzido. Mais informações no website da Galeria.