Dos benjamins aos veteranos, atletas portuenses de todos os escalões saíram premiados da cerimónia.
Realizou-se a 24 de março, no Multiusos de Paredes, a Gala da Associação de Atletismo do Porto 2023, referente à temporada desportiva de 2021/2022. Entre os distinguidos no evento, destacam-se vários representantes de emblemas do município, como o Centro de Atletismo do Porto (CAP), a Escola do Movimento Associação Juvenil (ESCMOV) ou o Sport Comércio Salgueiros (SCS).
Comecemos a lista de premiados com um triplo vencedor: Domingos Moreira, do CAP, que conquistou os prémios de Campeão do Mundo de Veteranos, Campeão da Europa Pista Coberta e Campeão Nacional de Veteranos. Apesar do feito, o clube com maior destaque na secção dedicada aos mais experientes foi mesmo o ESCMOV, com quatro campeões duplos (europeus e nacionais) – Ernesto Pinto, Eugénio Costa, Miguel Nascimento e Paulo Viana – e outros sete nacionais – Ana Cerqueira, Ana Paula Mota, Bárbara Moreira, Carlos Pereira, Daniel Monteiro, Fernanda Borges e Isabel Ferreira.
Também como vencedores de campeonatos nacionais, foram galardoados Rita Barbosa (na disciplina de velocidade – Sub18) e Hemilton Costa (no salto em comprimento), ambos da ESCMOV; Catarina Flor, do CAP (no lançamento do martelo Sub18), e a equipa de veteranos do SCS (no corta-mato curto).
Como campeões regionais de Pista ao Ar Livre e de Inverno, receberam distinções a ESCMOV (em Veteranos Masculinos e Veteranos Masculinos Inverno) e o CAP (em Benjamins Femininos e Iniciados Masculinos). Já na categoria de Estrada, as honras foram para o SCS (em Absolutos Femininos e Masculinos).
Nos escalões dos mais pequenos, o CAP alcançou outro prémio coletivo, pela primeira posição no Circuito de Pavilhão e Rua. Em termos individuais, os seus atletas Heitor Queiroz e Beatriz Oliveira foram os primeiros classificados nas categorias de Benjamins A Masculinos e Benjamins B Femininos, respetivamente. Nos Infantis Masculinos, Gil Martins ficou em segundo lugar e Afonso Bento em quinto.
Também na secção de lançadores o CAP arrecadou o prémio de melhor equipa, conseguindo ainda quatro primeiros lugares individuais – Afonso Bento (Infantis Masculinos), Sara Cunha (Iniciados Femininos), Catarina Flor (Juvenis Femininos) e Francisco Pereira (Juvenis Masculinos) –, um segundo – Diogo Sousa (Iniciados Masculinos) – e um terceiro – Matilde Morujão (Infantis Femininos).
Na classe de Jovem Fundista do ano, o prémio foi para Gil Martins, também do CAP.
A cerimónia homenageou ainda vários atletas portuenses que representaram a Federação Portuguesa de Atletismo em competições internacionais: Catarina Flor (CAP), no Campeonato da Europa Sub18, decorrido em Israel; Francisco Pereira (CAP), no Festival Olímpico Juventude Europeia, que teve lugar na Eslováquia; Rita Barbosa (ESCMOV) e Miguel Costa (Boavista Futebol Clube), no Festival Ibérico Estafetas realizado em Portugal; Hemilton Costa (ESCMOV), nos Jogos Surdolimpicos, disputados no Brasil, e Afonso Roll (ESCMOV), no Campeonato da Europa Virtus que decorreu na Polónia.
Receberam menções ainda os seis integrantes da Seleção Olímpica Jovem Nacional, representantes da Associação de Atletismo do Porto: Celso Glória, Melissa Sereno, Nuno Lage, Rita Moreira, Samuel Rocha e Sara Cunha (todos do CAP).
E não só atletas subiram ao palco. António Flor, do CAP, recebeu o Prémio Distinção para Treinadores.
Texto: Fancisco Ferreira
Fotos: AAP