Exposição agrega o trabalho de 126 fotógrafos nacionais e internacionais, entre eventos lúdicos e culturais. Decorre no Clube dos Fenianos Portuenses, entre os dias 23 de março e 11 de maio.
Depois de duas edições a sul no ano passado, a exibição “Mostra de fotografias & Autores” (MFA) chega ao norte do país. Organizado pela associação CC11, o evento promete abalar o pensamento social pela lente de 126 fotógrafos de vários cantos do mundo.
Dividida em 20 exposições, das quais 4 são de teor coletivo, a mostra decorre entre o dia de 23 de março e o dia 11 de maio.
Numa parceria com o Clube Fenianos Portuenses, que irá acolher este evento, a MFA entende marcar duas grandes datas no Porto: os 50 anos da Revolução do 25 de abril, e, ainda, os 120 anos do Clube que a recebe.
A exposição coloca em análise várias perspetivas do mundo atual através de duas grandes premissas: imagem e palavra. Esperam-se ainda outros eventos ao longo deste período, como o lançamento de livros, visitas comentadas com autores, debates, e outros momentos de reflexão.
Da programação prevista, destacam-se exposições individuais e coletivas, tais como o projeto “Casa”, que junta o trabalho de 13 autores do “Kioskzine” a outros 27 artistas, ou ainda o projeto “Edição limitada”, que resulta do trabalho de 67 fotógrafos. Numa visão mais criativa conta-se ainda com a exposição dos cartoons de Cristina Sampaio, alguns destes foram vencedores de títulos internacionais.
A exposição conta com as seguintes exposições:
De acordo com Bruno Portela, da organização desta mostra, a fotografia é uma “forma de intervenção social”, cujo lema é, ou, pelo menos, deve ser: “levar os cidadãos a pensar sobre um mundo em transformação”.
A exposição decorre entre 23 de março e 11 de maio no Clube Fenianos Portuenses.
Texto: Sara Santos / José Reis
Fotos: DR