Os concertos decorrem na Avenida dos Aliados e a noite conta ainda com um espetáculo multimédia e piromusical na entrada no novo ano.
A despedida do ano de 2025 e a entrada no ano de 2026 é feita, mais uma vez, no coração da cidade. A Avenida dos Aliados é o epicentro da festa, com uma noite que promete muitas surpresas e euforia nas boas-vindas ao novo ano.

A noite arranca às 22h00 com um concerto dos Clã, banda da cidade com mais de 30 anos de carreira e responsável por alguns dos temas mais conhecidos da música nacional. O grupo, liderado por Hélder Gonçalves e Manuela Azevedo e que ficou conhecido por temas como “Problema de Expressão”, “O Sopro do Coração”, “Dançar na Corda Bamba” ou “GTI”, promete uma viagem por temas que marcaram gerações.

Logo depois, à meia-noite, o esperado espetáculo multimédia e fogo de artifício, concebido pelos Grandpa’s Studio. “Fluxo” é uma proposta audiovisual sobre a passagem do tempo e a transformação contínua, que se inspira no movimento de um rio, do nascimento, passado pelo percurso e encontrando, por fim, o mar.
O conceito do espetáculo cruza vídeo, luz e som que surgem em total sincronia, contribuindo, desta forma, para uma celebração muito especial do tempo, da memória e da cidade, um encontro entre o humano e o digital.
.jpg)
Logo depois, as primeiras horas do novo ano serão ocupadas com Nininho Vaz Maia. O partir das 00h30, o músico, que une o flamenco, a pop e a tradição cigana num único estilo, promete uma viagem pelos temas dos dois discos já lançados, “Raízes” (2021) e “Aparentemente vol. 1” (2023), num espetáculo que promete surpresas e novidades.
O final da noite contará ainda com o DJ set dos Beatbombers, dupla formada por DJ Ride e Stereossauro, conhecida por serem bicampeã mundial de scratch (IDA World DJ Championships), usando o gira-discos como instrumento musical privilegiado. A atuação arranca às 02h00.

Os Beatbombers, de resto, farão uma participação especial no espetáculo do Grandpa’s Studio, agendado para os minutos finais de 2025, com uma interpretação musical ao vivo.
Na tarde do primeiro dia do Ano Novo, a partir das 16h00, a Avenida dos Aliados acolhe ainda o tradicional Concerto de Ano Novo. A cargo da Banda Sinfónica Portuguesa, o momento reúne um conjunto de temas festivos que marcam a entrada no ano de 2026.
Em breve serão anunciados os condicionamentos de trânsito relativos às festividades da Passagem de Ano 2025/2026 na cidade.
Texto: José Reis
Fotos: DR