24/05/2021

Este fim de semana, 85 jovens atletas disputaram na Praia de Leça da Palmeira os títulos de campeão regional de surf nas categorias de Sub 12 e Sub 16 Feminino e Masculino.


O Circuito de Surf do Norte começou arrancou a 22 e 23 de maio a sua edição de 2021, com as provas dos escalões de Sub 12 e Sub 16, que dão acesso direto ao campeonato nacional. Miriam Julião (Associação de Surfistas de Vagos), em Sub 16 Feminino, Salvador Tavares (Associação Onda do Norte), em Sub 16 Masculino e Guilherme Moreira (Clube de Surf do Porto), em Sub 12, foram os grandes vencedores da jornada.


A praia nortenha apresentou condições de excelência para a competição durante os dois dias, com sol e ondas de cerca de 1m a 1,5m, com boa formação, dando a oportunidade aos atletas de mostrar as suas capacidades e proporcionar espetáculo, depois de terem estado vários meses em que praticamente não puderam treinar devido à pandemia.


Nos Sub 12, além do campeão, destacou-se também Heitor Ribeiro, com a melhor onda nesta categoria, com 6,17 de pontuação. Nos Sub 16, as melhor manobras foram para Miriam Julião, no setor feminino (6.33), e para Kekoa Hummel, entres os rapazes (8.00).


CLASSIFICAÇÕES

> Sub 12

  1. Guilherme Moreira (Clube de Surf do Porto)
  2. Heitor Ribeiro (Academia do Mar Espinho)
  3. Duarte Rego (Surf Clube de Viana)
  4. Afonso Ermo (Vagos Surf Club)


> Sub 16 Feminino

  1. Miriam Julião (Associação de Surfistas de Vagos)
  2. Teresa Pereira (Associação Onda do Norte)
  3. Núria Maganinho (Associação Onda do Norte)
  4. Sofia Esteves (Associação Onda do Norte)


> Sub 16 Masculino

  1. Salvador Tavares (Associação Onda do Norte)
  2. João Maria Pereira (Surf Clube de Viana)
  3. Kekoa (Associação Onda do Norte)
  4. Matias Lopes (Associação Onda do Norte)


A etapa inseriu-se no calendário de 2021 das Porto&Matosinhos Wave Series, iniciativa conjunta organizada pela Onda Pura em parceria com os municípios das duas cidades da Frente Atlântica. Para o responsável da organização, Marcelo Martins, “foi um fim de semana com um nível competitivo muito alto, onde se pôde comprovar a qualidade dos escalões de formação e o bom trabalho que tem vindo a ser realizado pelos clubes, escolas e treinadores na evolução dos seus atletas


As próximas competições das Porto&Matosinhos Wave Series são os campeonatos nacionais de SUP Race e SUP Wave, marcados para o fim de semana de 3 e 4 de julho.

Ver também
Notícias