27/02/2024

No domingo passado, Tsai Ming-Liang, um dos realizadores mais aclamados da atualidade, esteve no Batalha Centro de Cinema para uma conversa sobre o seu trabalho e percurso, fazendo-se acompanhar de Lee Kang-Sheng, o ator com quem colaborou ao longo de toda a carreira.

 

O cineasta malaio esteve no Porto a propósito da retrospetiva “Tsai Ming-Liang, Tempo do Desejo” que termina esta quarta-feira, dia 28, com a exibição de “Days”, às 19h15.

 

 

Vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, o filme marcou o regresso de Ming-Liang ao cinema de ficção, após um hiato de sete anos.

 

Feito com equipa e orçamento diminutos, “Days” segue duas personagens: Kang vagueia por uma paisagem urbana solitária e procura tratamento em Hong Kong para uma doença crónica; e Non, jovem imigrante laociano trabalha em Banguecoque.

 

 

Em paralelo, no Foyer 2 do Batalha, está disponível uma versão instalada do filme “Afternoon” — um exercício público de cumplicidade em que Tsai Ming-Liang se expõe na companhia de Lee Kang-Sheng.

 

A decorrer desde janeiro, a retrospetiva “Tsai Ming-Liang, Tempo do Desejo” é um dos programas mais vistos deste a abertura do Batalha Centro de Cinema.

 

Fotos: Renato Cruz Santos / Batalha Centro de Cinema 

Ver também
Notícias