O mês “mais longo” do ano está a chegar finalmente ao fim. Entre chuva sem parar, vento e tempestades com nomes próprios, temos estado em modo resistência. Mas há uma luz ao fundo do túnel: fevereiro vem aí com promessas de muitos e bons planos e, quem sabe, dias mais simpáticos.
Este fim de semana, a premissa é simples: trocar o cansaço por outros planos e entrar em fevereiro com a sensação de que a rotina pode ser virada do avesso. Até porque sábado é “Dia ao Contrário” e pode ser a desculpa perfeita para fazer tudo diferente: sair de casa mesmo com o tempo indeciso, trocar o sofá por uma sala cheia e fechar a semana ao contrário do que o hábito pede.
Para isso, reunimos cinco sugestões para preencher o fim de semana com cinema, dança, música, desporto e boas histórias.
Espetáculo de Christos Papadopoulos com o Ballet de L’Opéra de Lyon no Rivoli
Nos dias 29 e 30 de janeiro, o coreógrafo Christos Papadopoulos regressa ao Teatro Rivoli com uma peça criada para o Ballet de L’Opéra de Lyon, ao som da música eletrónica de Coti K., com 20 intérpretes em palco. Em “Mycelium”, o ponto de partida é o micélio, a rede subterrânea de fungos que transmite impulsos e cria ligações invisíveis com as raízes das árvores, para desenhar uma dança feita de conexões em proliferação. O espetáculo é apresentado no Teatro Rivoli, às 19h30. Bilhetes disponíveis em tmp.bol.pt e nas bilheteiras do Teatro Municipal do Porto.

IndieJúnior de volta com edição em modo festa
Alegrem os vossos corações: o IndieJúnior voltou e celebra 10 anos de existência com uma edição que assume a alegria como eixo central da programação. Entre mais de 50 filmes, sessões especiais e atividades paralelas, o festival regressa como ponto de encontro entre bebés, crianças, jovens e famílias, mas também entre todos os que acreditam que o cinema pode criar proximidade e empatia. O festival decorre até segunda-feira, 2 de fevereiro, com programação no Batalha Centro de Cinema, na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Coliseu Porto Ageas, no Planetário do Porto e na Reitoria da Universidade do Porto.
 (1).jpg)
ITF W75 Porto I: finais do Torneio Internacional de Ténis no Monte Aventino
Para quem prefere trocar a rotina por um fim de semana de competição e emoção em campo, o Porto I ITF W75 chega à reta final no Complexo Desportivo do Monte Aventino. Depois de vários dias de jogos, é tempo de decidir as vencedoras e acompanhar de perto as finais deste torneio internacional, que junta algumas das melhores tenistas em prova. As finais decorrem nos dias 31 de janeiro (a partir as 15h00) e 1 de fevereiro (a partir das 11h00), no Complexo Desportivo do Monte Aventino.

Escuta Ativa com Kalaf Epalanga
No sábado, 31 de janeiro, a Galeria Municipal do Porto promove uma sessão de Escuta Ativa na Fonoteca Municipal do Porto, com Kalaf Epalanga como convidado. Conhecido pela ligação a projetos como Buraka Som Sistema e Enchufada, o músico e escritor escolheu um disco do arquivo da cidade para escutar com o público: “Estamos juntos”, álbum de estreia de Waldemar Bastos, lançado em 1983. A sessão tem início às 11h00 e a participação é gratuita.
.jpg)
“Luas Novas” com Daniel Soares no Batalha
Para fechar o fim de semana com cinema português e um olhar contemporâneo sobre o mundo, o Batalha Centro de Cinema dedica uma sessão do programa “Luas Novas” a Daniel Soares, um dos nomes emergentes do cinema português. Realizador, argumentista e fotógrafo, tem vindo a construir uma obra marcada por uma linguagem visual depurada e por um olhar atento ao choque entre a vida íntima do quotidiano e as forças externas que a atravessam. A sessão decorre no dia 1 de fevereiro, às 19h15, no Batalha Centro de Cinema, e termina com uma conversa com Daniel Soares e o jornalista Pedro João Santos. Bilhetes disponíveis na bilheteira ou em batalhacentrodecinema.pt.
Edição: Mariana Rodrigues