22/05/2025

E eis que a primavera começa finalmente a fazer-se sentir nos termómetros, com as temperaturas a subir e a luz do dia a aumentar. Se dúvidas houvesse, também os eventos ao ar livre começam a crescer como flores ao sol e a surgirem em jardins, parques, ruas ou até em espaços mais privados lá de casa (por falar nisso, não estará na hora de inaugurar a época dos churrascos entre amigos?).

 

Para preparar os grandes festivais e eventos de rua, nada melhor do que aproveitar as propostas desta semana para ir fazendo o devido aquecimento para o que ainda aí vem: mexer (bem) as pernas, apurar (ainda mais) os ouvidos e sintonizar todos os sentidos nesse tesouro que é o de termos uma cidade à beira-mar plantada.

 

 

Caminhar em grupo pelo centro da cidade…

 

… com o regresso do programa “Porto Saudável”. Durante os meses de primavera e verão, a cidade torna-se o terreno preferencial para um percurso em grupo, aliando o desporto à descoberta dos espaços mais ou menos conhecidos. O arranque deste programa, que resulta de uma parceria da Ágora com a runporto, é já neste sábado, 24 de maio, às 10h00, com ponto de partida e chegada na Praça de Gomes Teixeira (mais conhecida como Praça dos Leões). A inscrição pode ser feita no site da runporto.

 

 

Ouvir Lloyde Cole na Fonoteca Municipal…

 

… enquanto o sol entra pela janela. Esta é a proposta deste sábado de manhã, a partir das 11h00, em mais “Escuta Ativa”. A convidada é a radialista e escritora Inês Meneses, que escolhe “Rattlesnakes”, o primeiro álbum de estúdio da banda britânica Lloyd Cole and the Commotions, lançado em 1984 e aclamado pelo público e pela crítica. A entrada é gratuita e o momento promete a partilha de muitas memórias.

 

 

Clássico(s) do cinema na manhã de domingo…

 

… no espaço do costume, com os “suspeitos” do costume. Na manhã do dia 25 de maio, o Batalha Centro de Cinema acolhe mais uma “Matiné do Cineclube” do Porto, numa verdadeira viagem no tempo. Desta vez, paramos em 1954, no filme “Huis Clos”, de Jacqueline Audry, que adapta ao cinema a célebre peça para teatro escrita por Jean-Paul Sartre. A narrativa acompanha três desconhecidos que, após a morte, são condenados a partilhar eternamente um quarto de hotel. O filme começa às 11h15 e os bilhetes estão à venda nas bilheteiras e online.

 

 

Correr no feminino por uma causa solidária…

 

… em mais uma Corrida da Mulher. Na manhã do próximo domingo, todos os caminhos vão dar à Alameda das Antas, para a realização de mais uma prova com uma vertente solidária bem marcada: um euro do valor da inscrição reverte a favor do Instituto Português de Oncologia do Porto e do seu trabalho na prestação de tratamentos e cuidados a pacientes com cancro. Por tudo isto, e para aqueles que ainda não se inscreveram, este é mais um motivo para de juntarem a este movimento solidário. O início está marcado para as 09h30 e o final terá um momento especial: um concerto do cantor Nuno Ribeiro.

 

 

Há jazz para ouvir ao ar livre…

 

… na 3.ª edição do "Jazz no Reservatório", no espaço instalado em pleno Parque da Pasteleira. A 24 e 25 de maio, o ciclo de música propõe um conjunto de concertos gratuitos, com nomes consagrados do jazz nacional e internacional e vistas privilegiadas sobre a Foz do Douro. Com direção artística de Hugo Carvalhais, o festival volta a tirar partido da arquitetura do antigo reservatório de água. Apresenta concertos de LIFTOFF, Carsten Dahl, André Santos e Lokomotiv. A entrada é livre.

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias