15/09/2022

Tic, tac, tic, tac… o relógio já começou a contagem decrescente para o fim do verão e, com ele, o reinício de muitas das atividades desportivas e culturais. Nos próximos dias, saúda-se o regresso da programação às salas do Teatro Municipal do Porto (Rivoli e Campo Alegre) e da Meia Maratona às ruas da Foz do Douro, celebra-se a saúde e o bem-estar num fim de semana pensado para corpo e mente e um disco que marcou (e ainda marca) gerações de melómanos musicais. No final, saímos (novamente) à rua para viver, a bom viver, a nossa rua, com atividades pensadas para toda a família. 


 

1- Nova temporada do Teatro Municipal do Porto 


Depois do habitual período de pausa estival, o Teatro Municipal do Porto volta a “abrir as portas” para uma nova temporada de programação. E o início é uma verdadeira “via rápida” entre Portugal e África do Sul, com a apresentação de “Via Injabulo”, um duplo encontro (feliz) dos coreógrafos Marco da Silva Ferreira e Amala Dianor com a companhia Via Katlehong. Dois espetáculos que evocam a raiz da dança tradicional local, com apresentações na sexta-feira e sábado no Rivoli – e que conta com uma festa no Café Rivoli, à entrada do fim de semana.  


 

2 - World Welness Weekend no Porto 


Manter “a mente sã em corpo são” é o que este fim de semana de saúde e bem-estar procura promover a nível global. A cidade do Porto adere ao World Welness Weekend com o intuito de inspirar e capacitar as pessoas a adotar escolhas mais saudáveis e desfrutar de um estilo de vida mais ativo. O evento no Porto propõe uma série de iniciativas que promovam este espírito, como o Dias com Energia, com aulas de pilates, ioga, tai chi e método De Rose, e o Porto Saudável, com uma caminhada orientada. E tudo com acesso gratuito. 


 

3 - Escuta Ativa na Fonoteca Municipal do Porto 


Depois de Rui Moreira e Anabela Mota Ribeiro, chega a vez de Cláudia Varejão. A realizadora é a próxima convidada da “Escuta Ativa”, a “audição conjunta” que a Fonoteca Municipal do Porto promove, a partir de um disco da sua coleção. A convidada escolheu um clássico da música brasileira, “Lança Perfume”, de Rita Lee, para desfiar e partilhar histórias e experiências musicais muito pessoais. O encontro está agendado para sábado, às 11h00, e a entrada é livre. 


 

4 - 15.ª Hyundai Meia Maratona do Porto  


Uma manhã de domingo partilhada com outros atletas e um cenário de rio, praia e mar como pano de fundo. Este é o mote para a 15ª edição da Hyundai Meia Maratona do Porto, que regressa à estrada já no dia 18 de setembro, com partida marcada às 09h00. Esta prova icónica do atletismo nacional percorre a margem do Rio Douro, este ano apenas do lado do Porto, num traçado de 21 quilómetros de distância. Os menos corajosos podem optar pela caminhada de 5 quilómetros. Ao seu ritmo, todos são afinal bem-vindos.   


 

5 - “A Rua é Nossa” na Avenida Rodrigues de Freitas 


Enquanto o verão não finda, continuamos a invadir (e ocupar) a Avenida Rodrigues de Freitas e dizer, com orgulho, “A Rua é Nossa”. No próximo domingo, e tendo em conta a Semana Europeia da Mobilidade, que decorre entre os dias 16 e 22 de setembro, as atividades remetem para soluções de transporte sustentáveis e amigas do ambiente, com destaque para pequenas aulas de ciclismo, patinagem, karts de pedais e jogos tradicionais, e uma oficina sobre ativação sonora de obstáculos de skate. Decorre das 10h30 às 18h30 – e sempre com consciência apurada sobre a mobilidade nas nossas cidades.  


Texto: José Reis

Ver também
Notícias