24/04/2025

Tal como Sérgio Godinho aludia no tema “Maré Alta”, neste dia a Liberdade vai mesmo passar por aqui. Por aqui, por ali, por acolá. Não há espaço, evento ou encontro que não lembre a importância que é termos a Liberdade de nos expressarmos, de escolhermos, de vivermos conforme queremos cada momento.

 

Para os próximos dias, a proposta é façamos de abril ainda mais Abril. Somos todos convidados a ir para a rua, a comemorar com música, com dança, com cinema, com desporto. Porque Abril também se faz na multiplicidade de eventos que, todos os dias, a Liberdade permitiu que floresçam.

 

 

Abril nos Aliados…

 

… com concertos para comemorar os 51 anos da Revolução dos Cravos. Na noite desta quinta-feira, 24 de abril, o palco instalado na Avenida dos Aliados contará com um espetáculo da rapper Capicua, do Coral de Letras da Universidade do Porto e um momento especial de homenagem a Carlos Paredes, a partir das 22h00. A noite termina com o habitual fogo de artifício. As comemorações continuam no feriado, com jogos tradicionais durante a manhã, o desfile da Liberdade ao início da tarde e dois concertos – Cantar Abril e Retimbrar – a partir das 15h00. O acesso, como o dia o apregoa, é livre.

 

 

Abril nos Jardins do Palácio de Cristal…

 

… com mais uma edição do Abril Febril. O evento, da responsabilidade da Galeria Municipal do Porto, promete três concertos ao ar livre, ao final da tarde desta quinta-feira, a abrir caminho para uma homenagem à fervorosa atmosfera de abril de 1974 e de reflexão sobre o seu significado nos dias de hoje. O evento acontece na Concha Acústica do Palácio de Cristal no dia 24 de abril e o alinhamento inclui Claiana, Nenny e Prétu, a partir das 18h30. A entrada é livre.

 

 

Abril nos palcos da cidade…

 

… com a edição deste ano do Festival Dias da Dança, que arrancou nesta quarta-feira. Até dia 4 de maio, os palcos do Porto, Matosinhos e Gaia acolhem uma série de propostas que atravessam várias temáticas e estilos. Nesta quinta-feira, o destaque vai para a apresentação de “Cafezinho”, de Gaya de Medeiros, no Auditório Municipal de Gaia (19h30), e para a repetição de “Os Gigantes”, espetáculo de Victor Hugo Pontes com a companhia Dançando com a Diferença, no Rivoli (19h30). Amanhã, o destaque vai para a estreia de “OU”, da Circolando, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery (17h00). Bilhetes à venda.

 

 

Abril no grande ecrã…

 

… com uma proposta no Batalha Centro de Cinema. No dia 26 de abril, sábado, às 16h00, será lançado o livro “Bom Povo Português”, com textos de Helena Morganho Brandão e António Roma Torres, a partir do documentário de Rui Simões. O evento de lançamento contará com uma conversa sobre a publicação e o filme, ambos centrados na situação social e política de Portugal entre o 25 de Abril de 1974 e o 25 de novembro de 1975. Segue-se, às 17h15, a exibição do documentário “Bom Povo Português”, com apresentação do realizador Rui Simões. A entrada é gratuita mas requer levantamento de bilhete.

 

 

Abril no mar…

 

… com mais uma etapa da Liga Meo Surf. Desta feita, de sexta-feira a domingo, a Praia de Leça da Palmeira acolhe esta segunda prova da competição, onde os melhores surfistas nacionais irão demonstrar as capacidades e as melhores técnicas para surpreender os companheiros e o público em geral. Destaque para o regresso de Frederico Morais às ondas do Norte para tentar conquistar os melhores resultados. A Liga MEO Surf é um dos eventos incluídos na Wave Series, que é apoiado pela Câmara Municipal do Porto, através da Ágora.

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias