01/06/2023

E eis que chega junho, com “pezinhos de lã” (o mesmo é dizer, temperaturas ainda modestas…), o mês que marca o final do primeiro semestre do ano, o primeiro mês do verão (ainda faltam uns dias), o mês oficial do arranque das festas, festinhas, festarolas, bailes e bailaricos, arraiais, romarias e festivais.

 

Durante os próximos 30 dias, só há um objetivo possível: fazer de cada dia um momento especial, de cada encontro (casual ou combinado) um pequeno arraial popular. Junho chega com os santos perfilados para mais um desfile de grandes individualidades, onde somos os convidados de luxo de um banquete que se prolonga no tempo. Comida e bebida para todos, música a rodos, é tempo de festejar!

 

Vamos dar as boas-vindas ao Santo António, o casamenteiro de serviço, procurado por muitos para a desejada bênção de uma união para “a vida toda”; ao São João, sempre acompanhado pelo seu fiel cordeiro, que é, sem dúvida, o nosso favorito; ao São Pedro, a quem recorremos quando o tempo não está de feição, pedindo contenção no dilúvio que nos apanha sempre (mas sempre) desprevenidos.

 

São eles os maiores convidados de um mês que tem festas para todos os gostos, de todos os feitios, para todas idades e, até, para todos os bolsos.

 

Para abrir este junho que, prometemos, será intenso (ufa!), sugerimos uma festa de três dias (quase sem dormir) na Fundação de Serralves; um torneio de futebol de praia num Estádio que estará de areias abertas durante três meses; um ciclo de cinema que nos transporta a uma realidade que também é a nossa, e não apenas aquela que vemos na televisão; um percurso pedonal por uma montra criativa ao ar livre, em pleno centro da cidade; e um verdadeiro manjar, com muita música e sabores tradicionais, num dos pulmões verdes da cidade.

 

 

Ainda nos lembramos do Serralves em Festa?

 

Sim, e tínhamos saudades. Mas, boas notícias: voltaremos a ser felizes nos vários espaços da Fundação de Serralves já neste fim de semana, durante 50 horas sem parar. Com uma extensão à Baixa no dia 1, o evento decorre de 2 a 4 de junho com entrada totalmente livre. Há muita música no Prado (com destaque para os incontornáveis Mouse on Mars ou os hipnóticos 808 State), dança no Auditório (com um imperdível tributo a Bach e a Steve Paxton) e circo contemporâneo por todo o lado (com o regresso do francês Yoan Bourgeois, num espetáculo a partir de um tema dos Daft Punk, entre outras propostas). Tudo tem acesso livre, limitado à lotação dos espaços. Poderão ter de esperar para entrar em algumas atividades, mas, adivinhamos nós, vai valer a pena. 

 

 

Temos um Estádio na Praia a partir deste sábado

 

Enquanto o Dragão e o Bessa descansam, depois de uma temporada alucinante cheia de jogos e adeptos a torcer pelas suas equipas do coração, eis chegada a hora de abrir as portas do nosso Estádio de Praia. A Praia Internacional do Porto será, mais uma vez, o centro das atividades desportivas deste verão, com modalidades para (quase) todos os gostos. De 3 de junho a 3 de setembro, as areias do Norte voltam a aquecer ainda mais com as competições previstas de desportos de verão, com futebol, futevólei, rugby, voleibol, hóquei, andebol, streetbasket, ténis e cross training, entre outras propostas. O arranque é com uma etapa do campeonato de futebol de praia, no dia 3, com algum calor e sol à mistura (assim se espera).

 

 

Basil da Cunha passou de desconhecido a referência…

 

E tornou-se, rapidamente, um dos nomes mais falados do cinema nacional com reconhecimento nos principais festivais internacionais, de Locarno a Roterdão, passando pelo sempre recomendável certame de Cannes. O Batalha Centro de Cinema dedica, a partir deste sábado, duas semanas ao cinema do realizador. Uma retrospetiva que passa, em grande ecrã, todos os filmes produzidos pelo cineasta, da aplaudida estreia “Até Ver a Luz”, de 2013, até ao mais recente “2720”, comissariado e coproduzido pelo Batalha, que ainda não estreou em Portugal. Este filme, de resto, terá uma edição especial, em filme-concerto, a 17 de junho, com a participação de Cachupa Psicadélica, Henrique Silva e Eliana Rosa. O início do ciclo dá-se com a exibição de “O Fim do Mundo” (2019), às 21h15, numa sessão com entrada gratuita e com a presença do realizador.

 

 

Arroz com feijão e farofa é a receita ideal…

 

… para um final de domingo com samba no pé, na cidade do Porto. Os Jardins do Palácio de Cristal são o local escolhido para a primeira Feijoada dos Bamba desta temporada, no dia 4 de junho, a partir das 16h00. Numa iniciativa da Orquestra Bamba Social, com o apoio da Ágora, o evento promete música da boa, a cargo do DJ João Carioca e dos próprios Bamba Social, que vão trazer as suas populares rodas de samba, que nos últimos anos têm animado vários locais da cidade, para além de comida da boa, a cargo do restaurante Chama. Os bilhetes estão ainda à venda e os menores de 12 anos não pagam entrada.

 

 

Se esta rua fosse minha pintava-a de várias cores…

 

E não é que, mais uma vez, isto se torna uma realidade? A partir deste sábado, as caixas de eletricidade da Rua de Mouzinho da Silveira ganham novas cores e formas, resultado do trabalho que os artistas vencedores da convocatória lançada pela Ágora executaram nas últimas semanas. Ao longo desta artéria central podemos descobrir as visões artísticas de Cátia Vide, Constança Duarte, Gabriela Araújo, Giulia Yoshimura, Inês Arisca, Mariana Castro e Rafael Alves. Uma montra de talentos ao ar livre, com referências livres de preconceitos, para descobrir a partir deste sábado, num passeio por uma das ruas mais históricas da cidade.

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias