18/12/2025

A poucos dias da noite de Natal, é tempo de começar a fazer as contas a quantas prendas ainda nos faltam comprar, a quantos jantares ainda temos de ir, a quantas viagens ainda temos de fazer para ver todos aqueles que queremos ver antes dessa noite especial. É tempo de preparar as mensagens de texto que iremos “disparar” na véspera da Consoada, de rever as quantidades certas para fazer os sonhos mais fofos (falamos, obviamente, daqueles de comer!), de tirar mais fotografias nas ruas, nas avenidas e nas montras iluminadas – e partilhá-las no Instagram, meus amigos!

 

Porque Natal é luz, amor e até partilha, e caso tivéssemos o condão de embrulhar prendas de Natal, estas seriam as nossas escolhas. Pensadas para todos, são verdadeiros presentes para guardar na memória, irrepetíveis e únicos… e com uma certeza: não dá para ver, sorrir, voltar a olhar, guardar e oferecê-las a alguém, no próximo ano!

 

 

Desporto “do” bairro para o centro da cidade…

 

… concretizando, em forma de espetáculo aberto a todos, o final de mais uma edição do programa municipal. Nos últimos meses, foram muitos os encontros que aconteceram em 18 bairros do Porto, numa lógica de partilha desportiva e social. Agora, o Desporto no Bairro encerra a 6.ª edição com um novo espetáculo na Avenida dos Aliados, neste sábado, a partir das 18h00. Sob o tema do “Planeta em Movimento”, com destaque para a sustentabilidade e o respeito pelo meio ambiente, a apresentação contará com diferentes convidados e demonstrações de breaking, surf, skate, street basket e rugby. O acesso é livre.

 

 

Rita Rocha: quem a viu e quem a vê…

 

… ou não nos lembrássemos dela, com apenas 13 anos, no The Voice Kids, em 2021. Chegou à final nessa edição e, a partir daí, nunca mais parou. Agora, cinco anos depois, é um dos talentos emergentes da música nacional, com colaborações com artistas como Carolina Deslandes ou Bárbara Tinoco. Neste domingo, a partir das 18h00, a jovem artista atua na Avenida dos Aliados, para fechar o programa de grandes concertos antes do Natal. O espetáculo contará com Guga como convidado.

 

 

Sé do Porto acolhe concerto de Orquestra XXI…

 

…, um coletivo que reúne músicos portugueses residentes no estrangeiro. Num local imponente como a Sé da cidade, o Ensemble de Metais celebra a época festiva com um programa que passa por Bach, Mendelssohn, Dvořák ou Humperdinck, mas também uma seleção de arranjos de canções natalícias. O conjunto será dirigido por Filipe Alves (trombone solo da Staatskapelle de Berlim) e a entrada para este concerto, agendado para a tarde de domingo, 21 de dezembro, a partir das 17h00, é livre, mediante a lotação do espaço.

 

 

Ópera de bolso em dose dupla na cidade…

 

… com temas da época cantados de uma forma ainda mais especial. Neste sábado, 20 de dezembro, a Ópera de Bolso apresenta-se na Tenda de Natal, às 11h00, e no Mercado do Bolhão, às 16h00. Neste espetáculo, o ouvinte é transportado para um ambiente verdadeiramente especial, através das árias mais exigentes e dos temas mais natalícios, cantados em coro por todos os interessados. O acesso aos dois concertos é livre e promete-se tornar a ópera ainda mais acessível a todos.

 

 

Não é Natal sem Martim Sousa Tavares e Hugo van der Ding…

 

… no habitual encontro na sala do Batalha Centro de Cinema. Neste ano, a tradição volta a ser o que era e há um novo filme a ser apresentado pelos dois convidados. A escolha recaiu este ano em “Black Christmas”, filme realizado por Bob Clark, que segue um grupo de estudantes universitárias que, na noite de Natal, começa a receber misteriosos telefonemas anónimos. Este é, de resto, um dos pilares do cinema de terror moderno e uma das obras que definiu o género slasher tal como viria a ser popularizado. A sessão é neste sábado, 20 de dezembro, às 21h15. Os bilhetes estão à venda.

 

Edição: José Reis

Ver também
Notícias