05/01/2023

Depois dos desejos, as decisões. É hora de colocar em prática o que desejámos em cada uma das doze passas que comemos, na contagem das primeiras badaladas do novo ano. Sabemos que há ainda mais de 300 dias pela frente para se cumprirem os desejos – “mais desporto, mais cultura, mais entretenimento, mais saúde, mais amor” -, mas podemos começar já nos próximos dias a corresponder ao velho ditado que diz “ano novo, vida nova”. 


Para isso propomos frequentar as aulas nos programas desportivos municipais, conhecer os cantos da nova “casa” do Cinema, juntar as vozes das Janeiras no centro da cidade, correr (e não perder o fôlego) em mais uma São Silvestre do Porto e percorrer a Rua da Restauração e admirar as cores que marcam as novas intervenções de arte urbana. 


 

Novos sábados com energia nos pavilhões municipais 


Se deixámos as coisas más em 2022, agarramos agora as boas com o corpo e a mente alinhados. O programa “Dias com Energia” retoma as aulas gratuitas nos pavilhões municipais, com a prática de atividades para todos, experientes ou meros curiosos. No Pavilhão Fontes Pereira de Melo a manhã começa com uma aula de pilates às 09h00, segue-se o ioga às 10h00 e finalmente o tai chi às 11h00. Estão ainda agendadas aulas de ioga (09h30) e pilates (11h00) no Pavilhão do Lagarteiro e de tai chi (09h30) e ioga (11h00) no Pavilhão do Viso. A participação continua a ser gratuita. Os interessados devem inscrever-se para desporto@agoraporto.pt


 

Visita guiada ao renovado Batalha Centro de Cinema 


Quase a completar o primeiro mês de programação, o Batalha Centro de Cinema continua a ser a novidade no segmento cultural do Porto. Um local renovado que reabriu à cidade, oferecendo uma programação eclética e diversificada de cinema. As curiosidades, no entanto, não se esgotam no grande ecrã e passam, invariavelmente, pelo corpo que nos acolhe, o edifício que permite, agora, visitas ao interior. No sábado, 7 de janeiro, a partir das 11h30, há uma nova viagem pela história, pelos espaços e pela arquitetura deste local. A entrada é livre.  


 

Vamos cantar as Janeiras (em coro) no centro da cidade 


Depois das passas e do brinde no primeiro minuto do ano, esta é outra das tradições que não falta nesta altura. As Janeiras (ou o “cantar das Janeiras”, como preferirem) saem novamente à rua, depois do interregno imposto pela pandemia. Assim, no sábado, a partir das 15h30, nove associações e ranchos folclóricos locais vão percorrer as ruas da cidade, juntando a animação aos típicos cantares do Ano Novo. Tudo termina às 17h30, com o encontro final a acontecer junto à Árvore de Natal, em plena Avenida dos Aliados.  

 


Primeira corrida do ano enche as ruas da cidade 


É mais uma das tradições que se repete no calendário. A Corrida de São Silvestre volta às ruas da cidade neste domingo, 8 de janeiro, com partida e chegada na Avenida dos Aliados. O “tiro de partida” está agendado para as 18h00, numa edição que conta, mais uma vez, com duas provas distintas: a versão de 10 quilómetros, destinada a atletas federados e não federados, e a corrida de 5 quilómetros, para os demais interessados e curiosos. As inscrições estão já encerradas – é por isso tempo de ir para a rua assistir à corrida e apoiar os muitos atletas inscritos.  


 

Novas formas e cores no mural da Restauração  


O novo ano traz novas intervenções no Mural da Restauração. Depois do destaque dado às cores quentes nas propostas escolhidas no ano passado, 2023 é marcado pelas cores frias nas obras propostas pelos artistas escolhidos. Os sete trabalhos agora finalizados demonstram assim a diversidade criativa existente na cidade, com propostas assinadas por Marcelo Clapp, Leonor Cunha e Matilde Cunha, Miguel Cabo, Nuno Sarmento, Francisco Dias e pelos coletivos Água de Bica e Grau. Para ver até ao final deste ano. 


Edição: José Reis

Ver também
Notícias