07/03/2023

Os 150 anos do nascimento do compositor estão a ser assinalados no Museu Romântico com um ciclo de recitais dedicado ao autor russo, que foi também maestro e pianista.


Integrado no programa de música do Museu do Porto, o ciclo “O piano romântico: 150 anos de Rachmaninoff” celebra a obra de Sergei Rachmaninoff (1873-1943) no 150.º aniversário do nascimento do extraordinário compositor russo, que foi também maestro e pianista virtuoso, um dos mais proeminentes na sua época.


O Museu Romântico, espaço que integra a constelação do Museu do Porto, é o palco do ciclo de recitais, que conta com direção artística e comentários do maestro Osvaldo Ferreira.


O ciclo arrancou no sábado, pelas mãos da vencedora da 24.ª edição do Concurso Internacional Santa Cecília, Yanjun Chen.


Jed Barahal (violoncelo) e Bernardo Soares (piano) são os protagonistas do segundo recital, marcado para o próximo sábado, 11 de março, às 16h00. Serão interpretadas obras musicais de Gaspar Cassadó e Sergei Rachmaninoff.


No dia 18, Augusto Trindade (violino) e João Bettencourt da Câmara (piano) vão interpretar temas de Sergei Rachmaninoff e de Edvard Grieg.


O encerramento do ciclo será feito em trio, por Carolina Frederico (violino), Jed Barahal (violoncelo) e Vasco Dantas (piano).


Os recitais do ciclo têm entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço. A iniciativa é organizada pelo Museu do Porto e pela Orquestra Filarmónica Portuguesa.

Ver também
Notícias