07/06/2021

“Ark Porto” é uma iniciativa no âmbito do projeto europeu Moving Borders, um programa de cooperação entre sete estruturas de produção, festivais e organismos públicos, e decorre de 1 a 10 de julho. O Teatro Municipal do Porto é uma das entidades envolvidas, em parceria com o Cultura em Expansão.

 

Acompanhando e pensando a constante transformação de uma cidade, as suas dimensões mais ou menos visíveis e as fronteiras com que se deparam os seus habitantes, o Teatro Municipal do Porto e o Cultura em Expansão uniram-se a um grande projeto europeu, desenvolvido por sete entidades com papel relevante na área das artes performativas.


Este consórcio europeu, cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia, visa examinar o termo de “fronteira” e as suas manifestações nas sociedades europeias contemporâneas, com especial atenção para as várias fronteiras existentes nos contextos sociais, culturais e económicos.


Durante os dois anos de duração do Moving Borders, estão a ser desenvolvidas sete edições diferentes partindo de um conceito artístico comum: ARK, do coletivo britânico Quarantine. As cidades de Atenas, Dresden, Mülheim an der Ruhr, Porto, Estrasburgo, Utreque e Varsóvia são o palco deste projeto agregador, feito em colaboração com artistas, criativos e cidadãos locais, e adaptados às realidades demográficas, históricas, culturais e sociais de cada cidade.


O Teatro Municipal do Porto é parte integrante do projeto europeu Moving Borders, que envolve outras seis cidades e instituições culturais, como Hellerau European Centre of the Arts (Dresden, Alemanha), Le Maillon (Estrasburgo, França), Ringlokschuppen (Mülheim an der Ruhr, Alemanha), Spring Performing Arts Festival (Utrecht, Países Baixos), Performing Arts Institute (Varsóvia, Polónia) e Onassis Cultural Centre (Atenas, Grécia).


 

Ark Porto até 10 de julho

A proposta a ser apresentada no Porto decorre de 1 a 10 de julho e ocupa a renovada Biblioteca Popular de Pedro Ivo, na Praça do Marquês de Pombal. Numa produção do Teatro Municipal do Porto em parceria com o Cultura em Expansão, o projeto tem co-curadoria do coreógrafo e bailarino Joclécio Azevedo e da arquiteta Inês Moreira, e parte do conceito artístico original do coletivo britânico.


“Ark Porto” é, assim, uma escola – Escola dos Confins e de Nenhures – entendida enquanto local de transmissão de conhecimentos e situada no centro de uma praça, no cruzamento de diferentes freguesias, comunidades e percursos da cidade. Durante os dias em que decorre o evento, diferentes coletivos, associações e grupos de artistas e pensadores da cidade foram convidados a juntar-se ao processo de construção desta escola, enquanto plataforma de análise e reflexão sobre o contexto sociocultural da cidade do Porto.


Do programa fazem parte várias oficinas com um número limitado de participação, que se irão debruçar sobre a cartografia de uma cidade, o mapeamento geográfico de um espaço e as problemáticas mundiais que acometem várias cidades e lugares no mundo global, e uma exposição que acompanhará todas estas atividades durante o período da sua realização.


Todas as atividades são gratuitas, mediante inscrição prévia: paralelo.tmp@agoraporto.pt

 

PROGRAMA

1 – 9 julho

10:30 – 12:30

Exposição ARK PORTO Escola dos Confins e de Nenhures 

Entrada gratuita

 

1 julho

17:00 – 18:30

Conferência Cartografia com Jorge Ricardo Pinto

 

2 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir do mapa Interrupções na Freguesia de Campanhã com Visões Úteis

 

3 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir de Mapa de Despojos com o coletivo Pedra no Rim

 

5 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir do mapa Questionamentos Brasileiros com CRL – Central Elétrica

 

6 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir do Mapa Sahari-Rozeh-Iftar: Comunidade Islâmica do Porto com Rebecca e Yasmine Moradalizadeh

 

7 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir de Mapeando Caminhos Descoloniais com InterStruct Collective

 

8 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir do mapa Esferas Relacionais em Lugares Públicos com CURBES – Grupo experimental de trabalho da ESAP

 

9 julho

14:30 – 18:30

Oficina a partir de RÁDIO-MAPA COMUNA: O caçador de ondas com Rodrigo Paglieri

 

10 julho

10:30 – 18:30

Oficina a partir do mapa ToxiCidade: Hiperplanos cartográficos do ar e do corpo com Inês Tartaruga Água

Ver também
Notícias