23/03/2021

A Câmara do Porto lançou a 5 de abril um cartão dirigido a todos os que têm domicílio fiscal na cidade e ainda a estudantes com residência arrendada. Chama-se "Porto." e dá acesso gratuito a todos os espaços do Museu da Cidade, descontos de 50% nos espetáculos do Teatro Municipal do Porto e no acesso às piscinas municipais, além de outras vantagens associadas, como a utilização gratuita do Funicular dos Guindais.


O projeto municipal, que combina um cartão físico e uma experiência digital, agrega serviços e benefícios de diversas áreas, facilitando a interação entre a autarquia e os seus munícipes. Numa espécie de “três em um”, junta o cartão que até agora existia para as bibliotecas municipais (que já dava o acesso gratuito ao empréstimo domiciliário, ao Press Reader e ao espaço Internet), o cartão das piscinas municipais (com 50% de desconto na entrada e na prática de modalidades) e ainda o cartão dos teatros municipais (o beneficiário passa a pagar meio-bilhete nos espetáculos do Rivoli e do Campo Alegre).


“A partir do dia 5 de abril, os munícipes vão poder aderir online ao cartão, através do upload [carregamento] dos documentos necessários”, informou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, na reunião de Executivo Municipal de 22 de março, em que foi apresentado o projeto, o que implicou a alteração da tabela de preços e outras receitas municipais no Código Regulamentar do Município do Porto (ponto da ordem de trabalhos aprovado por unanimidade).


A adesão gratuita pode ainda ser feita “presencialmente”, no Gabinete do Munícipe, nas bibliotecas municipais do Porto, no Teatro Municipal do Porto (polo do Rivoli) e nas piscinas municipais, acrescentou o também vereador responsável pelo pelouro da Inovação e Ambiente.



“Esta é uma discriminação positiva a favor dos munícipes do Porto e segue o princípio já aplicado em muitas cidades italianas, onde este modelo é praticado. Não desvalorizando preços que, a nosso ver, são muito competitivos, permitirá que os munícipes tenham efetivamente uma série de vantagens”, afirmou o presidente da Câmara do Porto, na sessão que decorreu nos Paços do Concelho, reforçando que este não é um modelo fechado, e que nesta primeira fase o cartão é lançado como um “embrião de benefícios”, que poderão ser alargados mediante sugestões da própria população.


Segundo o autarca, contudo, há apenas uma barreira intransponível para o cartão "Porto.": a associação a privados. “Não estamos a fazer nenhuma ligação a descontos comerciais. Isso não o fazemos. Podemos, isso sim, associar posteriormente o cartão a outras instituições da cidade de natureza pública ou fundacional”, esclareceu.



Benefícios associados


Além dos bilhetes para os espetáculos do Teatro Municipal do Porto a metade do preço, e da redução de 50% no acesso às instalações das piscinas municipais, o cartão garante entrada gratuita em todas as estações do Museu da Cidade.


Está igualmente contemplado no cartão um desconto de 50% em todas as atividades organizadas pelos serviços culturais do município, um desconto entre 10 e 20% em produtos e publicações culturais da Câmara do Porto e ainda uma visita gratuita aos Paços do Concelho (mediante marcação prévia).


No campo da mobilidade e ambiente, o cartão "Porto." arranca com a utilização gratuita do elevador dos Guindais para todos os beneficiários, e também com um desconto de 50% no aparcamento de bicicletas no Parque da Cidade.


O acesso prioritário aos créditos de inscrição em atividades, workshops e oficinas dos serviços de educação ambiental é outra das vantagens associadas, assim como a redução para metade do preço da bilhética na entrada no Pavilhão da Água.


Nesta primeira fase, porém, “a utilização está condicionada a medidas de desconfinamento”, alertou o vice-presidente da Câmara do Porto.


A partir de junho, o cartão "Porto." também vai agregar o cartão andante 13.18., mas para isso será necessária a ativação do serviço online ou presencialmente no Gabinete do Munícipe.


Além do sítio próprio na Internet, que estará em breve acessível, também está a ser desenvolvida para o cartão "Porto." uma aplicação móvel.



Avisos via SMS


Com o cartão vai ser possível, por SMS, informar o munícipe de que a rua em vive está cortada ou avisar para algum condicionamento de estacionamento ou de trânsito. “É um serviço gratuito apenas para os munícipes que expressamente queiram aderir. Com esta funcionalidade ativa, em tempo real e num formato simples e rápido, são enviadas mensagens com a informação mais relevante do Município do Porto para cada munícipe em concreto, tendo em conta, designadamente, a sua área geográfica de residência”, destacou Filipe Araújo, frisando que podem incluir-se avisos meteorológicos e informações relativas a ações da Proteção Civil Municipal.


“Este é um passo importante”, referiu a vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, agradada com o lançamento do cartão Porto. Opinião idêntica à do vereador social-democrata, Álvaro Almeida, que manifestou o seu “apoio” à iniciativa.


> Adesão: https://cartao.porto.pt/

Ver também
Notícias