08/02/2022

A edição deste ano dos programas de apoio à arte contemporânea Criatório e Shuttle foram aprovadas na reunião do Executivo Municipal a 7 de fevereiro.


Mantendo o seu objetivo de contribuir para a consolidação da atividade de artistas, agentes e espaços culturais do Porto, o Criatório irá atribuir 25 bolsas de 15.000 euros — 15 para projetos de criação artística e 10 para espaços de programação.


Nesta sexta edição, e à semelhança dos anos anteriores, os apoios contemplarão projetos que se insiram nas áreas das artes visuais e da curadoria, artes performativas, composição, programação e performance musical, literatura e pensamento crítico.


As candidaturas decorrem entre os dias 16 de fevereiro e 11 de março (até às 18h00).


Para esta nova edição, na modalidade de apoio a projetos de criação artística, o júri do Criatório será composto por Ana Flávia Miguel (investigadora e doutorada em etnomusicologia), Ana Figueira (programadora cultural, fundadora e diretora artística da Companhia Instável), e Manuel Segade (historiador de arte e comissário).


Já na modalidade de apoio a espaços de programação integram o júri Barbara Piwowarska (curadora e historiadora de arte), Luísa Mota (artista visual e curadora), e Susana Caló (ensaísta, investigadora e editora). 

 

Nova edição do Shuttle


Também o Shuttle terá novo concurso aberto para o ano de 2022, com vista ao apoio à internacionalização da prática artística de artistas e agentes culturais do Porto, através da atribuição de bolsas entre 1.500 e 7.500 euros.


Com um orçamento total de 75.000 euros, o programa aceitará candidaturas em permanência até outubro, estando previstas três reuniões do júri para avaliação de candidaturas e atribuição de apoios — em março, junho e outubro.


Os projetos que se inscrevam nas modalidades de artes visuais e curadoria, artes performativas, performance e composição musical, e tradução e criação literária e ensaística poderão submeter as suas candidaturas ao Shuttle já a partir de 16 de fevereiro.


A atribuição dos apoios será decidida pelo júri composto por Ana Botella (produtora criativa e programadora), Cristina Grande (programadora cultural e coordenadora do Serviço de Artes Performativas da Fundação de Serralves), e Mário Moura (crítico de design e conferencista).


Todas as informações referentes aos programas Criatório e Shuttle, incluindo processos de candidatura, poderão ser consultadas na plataforma Pláka.


José Reis / Ágora

Ver também
Notícias