08/02/2024

A edição deste ano do Criatório – programa municipal de apoio à criação, investigação e programação artística – arranca já na próxima semana, com um período de candidaturas compreendido entre os dias 14 de fevereiro e as 18h00 de 12 de março.

 

Mantendo o seu objetivo de contribuir para a consolidação da atividade de artistas, agentes e espaços culturais do Porto, o Criatório vai atribuir 17 bolsas de 15 mil euros a projetos de criação e investigação artística, e 12 bolsas de 20 mil euros a espaços de programação.

 

Em 2024, os apoios voltam a contemplar projetos que se insiram nas áreas de artes visuais e curadoria; artes performativas; composição, programação e performance musical; e literatura e pensamento crítico.

 

Para esta nova edição, na modalidade de apoio a projetos de criação e investigação artística, o júri será composto por Bárbara Rodriguez Muñoz (diretora de exposições e da Coleção do Centro Botín, Santander, Espanha), Carla Nobre (codiretora artística da Alkantara Associação Cultural, Lisboa) e Rita Barbosa (realizadora e artista visual).

 

Já na modalidade de apoio a espaços de programação, integram o júri Ana Carvalho (diretora da EDITORIA e consultora do Município de Braga para a Estratégia Braga 2030), André Sousa (artista plástico e corresponsável pelo espaço Uma Certa Falta de Coerência, Porto), e Samuel Leuenberger (curador independente, fundador e diretor da SALTS e curador do setor Parcours da Art Basel, Suíça).

 

Todas as informações referentes ao programa Criatório, nomeadamente o regulamento e o formulário necessário ao processo de candidatura, podem ser consultadas no website da plataforma Pláka.

Ver também
Notícias