23/08/2021

A formação será dirigida a partir de novembro pela cooperativa Rua Escura e terminará com a realização de uma curta-metragem coletiva.


Estão abertas até 30 de setembro as candidaturas ao Curso Livre de Cinema em Película “A Nebulosa”, que a cooperativa de produção de filmes Rua Escura vai ministrar entre novembro de 2021 e fevereiro de 2022. Com o apoio da Filmaporto Film Comission, a formação é gratuita e será dirigida por quatro profissionais da sétima arte e outros tantos convidados.


Ao longo de três meses, em regime presencial, o argumentista Luís Palito e os realizadores André Gil Mata, Frederico Lobo e João Vladimiro vão tentar “estimular a forma de olhar o cinema, partindo da experiência de cada um, bem como explorar as formas de fazer um filme”.


As bases do curso vão “ao passado cineclubista, de encontro de amadores de cinema”, “abrindo espaço a toda a comunidade para a possibilidade da aprendizagem do cinema, tornando este o núcleo para a convivência, intervenção social e desenvolvimento artístico, intelectual e sensorial dos participantes”.


O programa inclui debates após o visionamento de filmes, o estudo de casos específicos da história do cinema, a aprendizagem da mecânica e uso das câmaras de 16 milímetros, a captação de som, noções de iluminação e a exploração do ofício da produção de um filme em película, entre outros temas que, no final levarão à realização de uma curta-metragem coletiva.


Quem quiser fazer parte desta “viagem, que se pretende, efetivamente, nebulosa, feita de dúvidas, de passos atrás para voltar à frente, sem nunca olhar o cinema de uma forma única, sem nunca querer condicionar o olhar de cada um”, deve enviar um texto, vídeo, gráfico ou elemento sonoro onde expresse a vontade de participar.


A informação completa pode ser consultada no website da Rua Escura.

Ver também
Notícias