Durante uma semana, cerca de 800 velejadores de dezenas de nacionalidades em 300 embarcações, participaram no Campeonato Europeu Júnior de Vela, nas classes 420 e 470. O título de campeão, decidido no domingo, foi disputado até ao último minuto.
As Medal Races da classe 470 e as duas últimas regatas da classe 420 decidiram os novos Campeões Europeus Juniores.

A classe 470 foi dominada pelos franceses Lomane Valade e Julien Bunel. Na classe 420 Open, os brasileiros Said Royo e Bernardo Oliveira conquistaram o título. Na classe 420 sub-17, os novos campeões são os italianos Nicolas Margaria e Eduardo Cavero.

Entre os portugueses em prova, o melhor resultado foi o sexto lugar de Tomás Pacheco e Manuel Rocha em sub-17, na classe 420. Na classe 420 Open, Tiago Martins dos Santos e Manuel Sêncio conquistaram o 20º lugar. Já na classe 470, Francisco Uva e Duarte Reis fecharam no 25.º lugar, representando a melhor das duas duplas portuguesas presentes entre os 49 participantes.

Classificações:
1.º França – Lomane VALADE / Julien BUNEL
2.º Israel – Roy LEVY / Ariel GAL
3.º Japão – Koki YASUNAGA / Daisuke MATSUYAMA
1.º Brasil – Said ROYO / Bernardo OLIVEIRA
2.º Grécia – Dimitra PELEKI / Fevronia BOUZANA
3.º Brasil – Joana FREITAS / Lucas FREITAS
1.º Itália – Nicolas MARGARIA / Edoardo CAVERO
2.º Grécia – Epameinondas VENTOURIS-LADAS / Kyriakos ZAPONIDIS
3.º Itália – Sara ANZELLOTTI / Alberto NARDOCCI
O Campeonato Europeu Júnior de Vela, nas classes 420 e 470 foi organizado pelo Clube de Vela Atlântico e pela Federação Portuguesa de Vela e conta com o apoio do município do Porto, através da Ágora.
Texto: Rute Fonseca
Fotos: Guilherme Costa Oliveira e Gonçalo Melo