23/09/2022

Esta quinta-feira, 22 de setembro, a Câmara do Porto formalizou a assinatura dos contratos no âmbito da linha de apoio “Retoma Desporto” a clubes e entidades desportivas da cidade, um recurso de 100 mil euros de apoio monetário para a aquisição de material desportivo e/ou médico desportivo (um aumento de 30 mil euros, comparativamente a 2021, ano de arranque desta iniciativa).


Percebemos o impacto e a relevância deste apoio financeiro para a aquisição dos equipamentos e material desportivo no dia-a-dia das associações. E percebemos nos contactos e no retorno que tivemos de algumas destas associações que este apoio teria de se transformar num apoio regular”, adiantou Catarina Araújo, vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, no momento da assinatura dos contratos.



O município do Porto decidiu transformar, este ano, o programa num incentivo financeiro regular, destinado à preparação das épocas desportivas. Os novos valores atribuídos a clubes e entidades desportivas da cidade ficou dividido em duas categorias de montantes: 1.793,72 euros para entidades federadas com uma ou duas modalidades e menos de 100 atletas (em 2021 o valor foi de 1.438 euros); e de 2.242,15 euros para entidades desportivas que tenham mais de duas modalidades ou mais de 100 atletas (1.917 euros, no ano passado). 



Na assinatura dos contratos marcaram presença a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto, Catarina Araújo, César Navio, administrador executivo da Ágora – Cultura e Desporto e 31 representantes legais das 51 entidades e clubes elegíveis para receberem este apoio financeiro desportivo.



A linha “Retoma Desporto” foi criada em 2021 para ajudar a minimizar o impacto das medidas que restringiram a atividade desportiva devido à pandemia. Na primeira edição, em 2021, foram atribuídos 70 mil euros a 45 entidades. Nesta segunda edição, o montante passou para 100 mil euros beneficiando 51 entidades e clubes desportivos do município. 


“O apoio do Município do Porto não se esgota aqui”


O apoio do município do Porto, através da Ágora – Cultura e Desporto, “não se esgota aqui. Vamos continuar a trabalhar para ajudar os clubes e associações de muitas outras formas”, garantiu Catarina Araújo. “Acredito que uma cidade como o Porto que é moderna e inclusiva tem de ter no desporto o seu eixo estratégico, na vertente desportiva e de competição, na promoção da saúde e do bem-estar e, a montante, na promoção da própria cidade”.



Catarina Araújo não deixou ainda de aproveitar este momento para transmitir o compromisso e vontade do município de continuar a trabalhar em estreita colaboração com os clubes e associações desportivas do Porto, “com vista a apoiar e a criar condições para a prática desportiva”, dando como exemplo o decréscimo dos preços atualmente praticados no aluguer das infraestruturas desportivas e a aposta na reabilitação de algumas estruturas desportivas. A vereadora deixou ainda uma palavra de regozijo para aquela que é mais uma das grandes novidades em curso – a segunda fase do Complexo Desportivo de Ramalde, infraestrutura “que tanta falta faz” ao Porto.


Texto: Sara Oliveira

Fotos: Rui Meireles

Galeria
Item 1 de 28
Ver também
Notícias