08/03/2023

A Sala D. Maria II na Câmara Municipal do Porto acolheu esta terça-feira, 7 de março, a assinatura dos apoios aos atletas que beneficiam, este ano e pela primeira vez, de um patrocínio municipal global de 107 mil euros. Este valor vai ajudar a solidificar e dinamizar a sua carreira desportiva. Um apoio que é um “investimento” e não “despesa”, lembrou a vereadora da Juventude e Desporto, Catarina Araújo. 


São 29 os desportistas não profissionais - mas que participam em competições nacionais e internacionais ao mais alto nível - abrangidos pelo programa de Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo. 



Faz todo o sentido apoiar financeiramente estes atletas, garantindo-lhes melhores condições materiais e desportivas para competirem na elite internacional, nomeadamente nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos”, adiantou a vereadora da Juventude e Desporto da Câmara Municipal do Porto na formalização dos contratos de patrocínio. 


A Sala D. Maria II foi o espaço escolhido para acolher uma cerimónia intimista e com significado especial para a grande maioria dos presentes, atletas e pais, reflexo do caminho percorrido e que nem sempre é linear. Catarina Araújo lembrou as “condições difíceis” em que os desportistas de alto rendimento e de elevado potencial desportivo desenvolvem o seu trabalho. “Condições mitigadas à custa do voluntarismo, teimosia, abnegação e esforço” destes desportistas. 



Um investimento para as futuras gerações 


O apoio anual de 107 mil euros não é “uma despesa”, antes um “investimento na valorização e competitividade do desporto nacional” e “na projeção internacional da cidade do Porto e do país”. Acima de tudo, este é “um investimento no exemplo que estes atletas representam para as novas gerações”, concretiza. 


O ano de arranque desta iniciativa municipal “gerou forte expectativa”, reunindo um grande número de candidaturas nas mais diversas disciplinas desportivas, “conjunto ilustrativo da diversidade e dinamismo do desporto na nossa cidade”, defendeu a vereadora da Juventude e do Desporto. 



Os 29 atletas abrangidos por este patrocínio municipal praticam as mais diversas modalidades (algumas destas olímpicas) como a vela, o padel, o karaté, a natação, o boccia, o taekwondo, o atletismo, a ginástica, o skate, o ténis, o surf e a ginástica rítmica. 


Promovido pela Câmara Municipal e desenvolvido pela empresa Ágora, o Patrocínio a Atletas de Alto Rendimento e de Elevado Potencial Desportivo abrange desportistas naturais ou residentes no concelho do Porto, não profissionais, que pratiquem uma modalidade desportiva federada e participem em competições ao mais alto nível desportivo, através de apuramento individual. 



Lista de Atletas Apoiados: 


  1. Ana Catarina Carvalho Nogueira - Padel 
  2. Angélica Maria Ribeiro André - Natação 
  3. Benedita Leitão Terroso - Padel 
  4. Bernardo Oliveira Santana Rocha - Atletismo 
  5. Carla Silva Oliveira - Boccia 
  6. Catarina Castro Vilela - Padel 
  7. Catarina Ramos Flor - Atletismo 
  8. Diogo Eurico Vaz de Bacelar da Fonseca e Costa - Vela 
  9. Diogo Madu Nogueira do Amaral Teixeira - Skate 
  10. Francisco Botelho Moniz da Cruz Vilaça - Ténis 
  11. Francisco Pessanha Passos Mesquita Montes - Natação 
  12. Gabriela Fernando Ferreira Alves - Ginástica 
  13. Guilherme Cunha Seco Fernandes de Almeida - Atletismo 
  14. Inês Maria Ribeiro da Silva Dubini – Natação Artística 
  15. João Maria de Arrochela Lima Caiano - Padel 
  16. João Pedro Basílio Vieira - Karaté 
  17. José Pedro Mendes Nogueira - Ginástica 
  18. Lia Isabel Seixas Mota Lemos - Atletismo 
  19. Luísa Passos Peres - Vela 
  20. Madalena de Carvalho Noverça Rebelo Lages – Ginástica Rítmica 
  21. Mafalda Correia da Costa - Ginástica 
  22. Mafalda Pessanha Pires de Lima - Vela 
  23. Manuel Dória Príncipe Abreu Machado - Surf 
  24. Mariana Pacheco de Sousa Almeida da Cunha - Natação 
  25. Pacal Diogo Nogueira do Amaral Teixeira - Skate 
  26. Pedro Eurico Vaz de Bacelar da Fonseca e Costa - Vela 
  27. Renato Alexandre Astorga Viana Pereira - Taekondo 
  28. Rita da Silva Marques - Karaté 
  29. Tomás Pessanha Pires de Lima - Vela 




Texto: Sara Oliveira

Fotografias: Guilherme Costa Oliveira

Ver também
Notícias