22/05/2023

Pelo terceiro ano consecutivo, a Filmaporto vai atribuir cinco bolsas, no valor de 20.000 euros cada, no âmbito do programa de apoio à criação e produção cinematográfica e audiovisual na cidade. A fase de candidaturas decorre entre 29 de maio e 23 de junho e o regulamento pode ser consultado aqui.

 

As Bolsas Filmaporto são dirigidas a curtas e longas-metragens de ficção, documentário ou animação; cinema experimental ou vídeo-ensaio, e séries destinadas a televisão, web ou outro suporte audiovisual.

 

Pelo terceiro ano consecutivo, serão atribuídas três bolsas Neves e duas bolsas Pascaud, modalidades de apoio dirigidas a diferentes candidatos e que devem o seu nome aos fundadores da Neves & Pascaud, a primeira empresa a apresentar filmes ao público no Porto.

 

À bolsa Neves poderão candidatar-se artistas, realizadores e produtores residentes no concelho do Porto, enquanto a bolsa Pascaud é destinada a artistas, realizadores e produtores a residir fora do concelho.

 

As candidaturas serão avaliadas por um júri composto pelos cineastas Filipe Melo, Leonor Teles e João Gonzalez.

 

Este programa de apoio visa estimular a criação de cinema produzido integralmente no Porto e promover a contratação de empresas e técnicos ligados ao setor audiovisual da cidade.

 

Na edição de 2022, foram apoiados os projetos “Marias”, de Tânia Dinis; “A História do Futebol Esteve Aqui”, de José Magro; “Florescência – Infinito Infinito”, de Mariana Caló e Francisco Queimadela; “Volta”, de Pedro Lino; e “A Emancipação de Mimi”, de Marcelo Pereira.

Ver também
Notícias