13/02/2023

O grupo desafia toda a cidade a participar num cortejo onde se vão dançar “marchinhas tradicionais, bonitos sambas e música portuguesa”. 


“Acreditamos, face ao grande êxito dos desfiles anteriores, que este formato se transformará no maior desfile de Carnaval de rua do país”. É neste tom ambicioso que a Associação Cultural Batucada Radical fala do evento marcado para o Domingo Gordo, dia 19 de fevereiro, entre as 15h00 e as 17h00


A marcha, que há mais de uma década decorre no Porto e que desde 2019 conta com o apoio da autarquia, vai partir da Rua do Heroísmo (junto ao Centro Comercial Stop), passar pela Avenida de Rodrigues de Freitas, depois pela Rua de São Vítor, e terminar na Praça da Alegria.  



Ao contrário de eventos carnavalescos de outras cidades, aqui “a participação popular é a grande prioridade”, explica a organização. Não há bancadas, pois a ideia não é desfilar para uma assistência estática, mas sim envolver toda a gente. “O verdadeiro espetáculo é o próprio povo”, dizem. 


São esperadas entre três e cinco mil pessoas, fantasiadas ou não, a celebrar este “Carnaval à moda do Porto”. Prometem ritmos portugueses, brasileiros e não só – uma amostra da música que a Batucada Radical faz na cidade há quase 30 anos. 



De acordo com os seus objetivos sociais, a associação propõe a união entre as diversas culturas existentes na comunidade e as tradições populares portuguesas. A indumentária usada terá inspiração no folclore luso, repetindo-se temas de anos anteriores, como o vinho do Porto, a gastronomia típica ou as matrafonas. 


Texto: Francisco Ferreira

Fotos: Ágora

Ver também
Notícias