O Batalha Centro de Cinema lança, a 11 de setembro, o primeiro livro dedicado à obra da cineasta e fotógrafa Cláudia Varejão, cuja filmografia tem sido destacada em festivais internacionais como Locarno, Roterdão, Visions du Réel, Cinéma du Réel e Bienal de Veneza.
A publicação, intitulada “Cláudia Varejão: Arte da Fuga”, foi editada por Guilherme Blanc, diretor artístico do Batalha, em estreita colaboração com a realizadora, reunindo textos de Catarina Vasconcelos, Gaia Furrer, Genevieve Yue, Maria Filomena Molder e Rachael Rakes.
O volume inclui ainda fotografias inéditas de Varejão, oferecendo uma nova perspetiva sobre a sua prática artística.
O lançamento será assinalado com uma performance da pianista Joana Gama, às 21h15.
Para esta ocasião, a compositora apresenta uma nova criação musical desenvolvida a partir da música da curta-metragem “Kora”, a mais recente obra de Varejão, acompanhando um ensaio fílmico concebido pela realizadora para este momento. A apresentação é seguida de uma conversa entre a cineasta e a jornalista Anabela Mota Ribeiro.
Os bilhetes para o lançamento estão disponíveis online e na bilheteira do Centro de Cinema. A publicação ficará disponível na livraria do Batalha.