18/03/2025

No próximo dia 29 de março, sábado, pelas 19h15, o Batalha Centro de Cinema dedica uma sessão do programa Luas Novas — focado na obra de artistas emergentes — a Marta Simões, uma das mais notáveis diretoras de fotografia do cinema português contemporâneo.

 

Com mais de uma década de carreira, Marta Simões tem vindo a afirmar-se como um nome incontornável na cinematografia nacional.

 

Licenciada em Cinema pela Escola Superior de Teatro e Cinema (ESTC) e mestre em Culturas Visuais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL), foi selecionada, em 2014, para a prestigiada Berlinale Talents, programa de desenvolvimento de talentos do Festival de Cinema de Berlim.

 

A sua colaboração com o cineasta Jorge Jácome remonta aos tempos de estudante e resultou numa parceria duradoura, materializada em filmes como “Shrooms”, “Flores” e “Super Natural”, exibidos em festivais de renome como Berlim, San Sebastián, Toronto e Nova Iorque.

 

 

Nos últimos anos, Marta Simões tem também desenvolvido um trabalho significativo com Isadora Neves Marques, tendo assinado a direção de fotografia de “Vampires in Space” (representante de Portugal na Bienal de Veneza em 2022), “Tornar-se um Homem na Idade Média” (vencedor do Ammondo Tiger Short em Roterdão, no mesmo ano) e “As Minhas Sensações São Tudo o Que Tenho para Oferecer” (selecionado para a Semana da Crítica de Cannes em 2024).

 

A sessão no Batalha contará com a exibição de uma seleção de filmes que destacam a assinatura visual de Marta Simões: “A Mordida”, de Isadora Neves Marques; “Nha Mila”, de Denise Fernandes; “Atér”, de Marie Fages; e “Shrooms”, de Jorge Jácome.

 

 

Após a projeção, seguir-se-á uma conversa com Marta Simões e Teresa Vieira (programadora de cinema) proporcionando ao público uma oportunidade de conhecer o percurso e a visão artística da diretora de fotografia.

Ver também
Notícias